18.3.13


Renovação na Igreja

Meus queridos irmãos,
A eleição está feita, temos um papa.
A eleição de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, traz-nos imensa alegria. Digo nós porque falo em nome de tantos outros que gostariam de subescrever este texto.
O Papa Francisco representa a mudança na Igreja, vocês verão. Não é um homem qualquer, é um homem santo, de santos hábitos, de santos pensamentos, e um homem de ação.
Sobre as suas costas, sabemos, existem muitas responsabilidades e expectativas, mas ele saberá, no seu tempo, dar a devida resposta a todas estas questões.
Não estou citando apenas os gestos inovadores em que logo se apresentou, estou me referindo às ideias de uma nova Igreja que ele implantará.
As estruturas da Igreja Romana estão carcomidas. O Cristo, muita vez, se deixou de lado para se verificar os interesses pessoais ou de grupos. Por outro lado, o dinheiro, infelizmente, se fez maior que a palavra salvadora do Crucificado.
Tem mais.
As ideias de renovação dizem respeito ao arejamento proposto pelo grande Papa João 23 que encetou nas decisões do Concílio Vaticano II. Estas ideias vão retornar para o debate maior das gentes da Igreja e muitas daquelas deliberações tendem a finalmente saírem do papel.
Digo mais.
O Papa Francisco haverá de atualizá-las, dar nova configuração ao que foi escrito, pois muito se faz necessário acrescentar diante das mudanças que ocorreram no mundo nestes 50 anos depois do Concílio.
Meus queridos irmãos, há mais motivos para a minha felicidade.
O Papa dos Pobres, como assim quer ser conhecido, num movimento original e essencial para nossa Igreja, veio a beber na fonte de Francisco de Assis as suas inspirações iniciais. Queira Deus que ele continue a se mirar no Santo de Assis em suas decisões, que ele faça prioridade, de fato, aos mais pobres, aos mais humildes, aos mais necessitados, não somente de posses – que são milhões e milhões -, mas também aos pobres de Evangelho, pois suas vidas literalmente caem na miséria moral por total desapego às palavras do Cristo.
Como estamos felizes, irmãos. Todos vibram muito em solidariedade a Francisco, o Papa. Nossa esperança é enorme e precisamos dar total apoio às suas propostas renovadoras porque o mundo precisa de mudanças, a Igreja necessita urgentemente de mudanças.
Os Papas que aqui subescrevam os textos grandiosos publicados neste blog são unânimes em reverenciar ao Papa Jorge nas suas iniciativas, porque acreditam, igualmente, na urgência delas.
Meu respeito ao Papa Francisco. Minha esperança se redobra, minha confiança se firma. Jesus Cristo estará à frente de nossa Igreja a orientá-lo para o bem servir, pois somos todos servidores humílimos Dele.
Ao Francisco moderno, os nossos votos de êxito. Estaremos na retaguarda de suas decisões.
Avancemos com o Cristo!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário