17.12.15

NO BARCO DE PEDRO

“1. Apertado pela multidão que ouvia a palavra de Deus, estava Jesus em pé junto ao lago de Genesaré,
  2. e viu dois barcos junto à terra; mas os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes.
  3. Entrando em um dos barcos, que era de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e sentando-se no barco, dali ensinava à multidão.” (Luc. 5:1a3)

Após tê-Lo ouvido várias vezes nas sinagogas, aos sábados, a multidão se habituara à Sua palavra "cheia de amor". E onde quer que O visse, cercava-O para avidamente beber seus ensinamentos. Assim ocorreu que, ao caminhar pela praia do Lago de Genesaré, foi descoberto pelo povo, que imediatamente O envolveu, comprimindo-O. Jesus observou dois barcos que haviam chegado à praia, cujos pescadores lavavam as redes. Pediu a Simão que O recebesse em seu barco e o afastasse um pouco da terra, e assim falou ao povo.

Lição preciosa. Quando uma criatura começa a "ter fama", geralmente é muito procurada, porque todos querem "ouvir", embora ainda não pratiquem o que ouvem. Quando, pois, acossados pela "multidão", devem eles saber manter a distância, não deixando de ensinar, mas também não permitindo que um contato demasiado estreito se estabeleça.
Jesus sai da terra (do físico) passando à barca de Pedro (intelecto), sobre as águas (interpretação pelo espírito e não pela letra). Foge assim às sensações e emoções, ensinando segundo o raciocínio e a razão, falando à mente e ao espírito.
Todas as vezes que a multidão de sensações (curiosidade) e de emoções (admiração e pasmo) nos quiserem apertar para buscarmos o conhecimento espiritual, sensitivo ou emotivo, devemos saber subir à barca de Pedro e afastar-nos da terra, para estudar apenas com o intuito de compreender, e não de satisfazer à nossa parte inferior. Nada de admitir a curiosidade e a emoção em nosso aprendizado: compreender, sim, para PRATICAR; e não apenas ouvir para satisfação de nossa vaidade.


Livro: Sabedoria do Evangelho – Carlos Torres Pastorino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário