O Esperanto não é vinculado
a nenhuma religião. O trecho do livro “A Sobrevivência do Espírito” são os
esclarecimentos do espírito Ramatís relacionados ao relato do espírito
Atanagildo sobre o Esperanto.
Pergunta: - E sob vosso
entendimento espiritual, como considerais o Esperanto em relação ao nosso atual
progresso moral, científico e espiritual?
Ramatís: - Só agora o
Esperanto atinge a sua fase mais importante e, também, a mais promissora. Nenhum
outro idioma poderá substituí-lo e nenhum esforço futuro poderá superá-lo no seu
mecanismo genial, pois foi elaborado cientificamente por alma experimentadíssima
no gênero linguístico, como é o espírito de Luiz Lázaro Zamennhof. Ele foi
sempre um dos mais avançados linguistas que se encarnaram no vosso orbe e já
havia tido oportunidade de estagiar em outros mundos mais evoluídos, onde
estudou as bases fundamentais e definitivas para o êxito de um idioma de ordem
universal, na Terra. Em encarnações anteriores, ele viveu na Hebréia, na Grécia
e no vale do Tibre, na Itália, a fim de concatenar pouco a pouco os elementos
fundamentais e descobrir a terminologia necessária que mais tarde serviria para
o estabelecimento definitivo do Esperanto.
Em face do acatamento que
tem tido o Esperanto por parte dos cientistas do século XX, de sua sobrevivência
através do tempo e da incessante adesão de novos e entusiastas adeptos ao seu
admirável mecanismo lógico e sensato, está visto que se trata de uma nobre
realização superior, pois já triunfou no tremendo impacto da lógica e da razão
superdesenvolvida da era atômica. E além de ter resistido às mais implacáveis
exigências modernas – que já têm destruído os mais sólidos tabus, dogmas e
crenças tradicionais dos séculos – o idioma esperantista progride e se dissemina
pelo mundo terráqueo, estendendo o seu fraternal vocabulário a todos os povos e
impondo-se pela grandeza de seus postulados
inalteráveis!
Imaginai agora as
providências milenárias e os extremos cuidados que de há muito tempo vêm
empreendendo os prepostos divinos, para que a humanidade terrícola pudesse
lograr o êxito do Esperanto e usá-lo como divino linguajar, para se adaptar sem
alteração aos mais diferentes climas psicológicos e aos mais diversos
equipamentos de formação das raças humanas! Quantas experimentações exaustivas,
correções infindáveis e sustentação espiritual têm-se sucedido no decorrer desse
longo tempo, afim de que o Espírito do Esperanto lograsse atingir essa unidade
coesa e indestrutível, sobrevivendo no seio dos povos mais heterogêneos e
resistindo à natural tendência de formação
linguística!
Como consequência, podeis
avaliar a dificuldade da gênese de um idioma internacional, como é o Esperanto,
que foi alvo dos mais devotados cuidados e esforços do plano sideral para que,
ao atingirdes o século XX, possuísseis o encordoamento vocal exigível para o
articulardes com êxito! Acresce-se ainda que o Esperanto, além de sua singeleza
fonética, é idioma que contém a mensagem iniciática do amor universal devendo,
por isso, intensificar a harmonia de relações e entendimentos pacíficos entre os
habitantes da Terra, assim como o Evangelho, pela via interna do espírito,
também cumpre a missão de despertar o homem espiritual para a revelação de sua
consciência angélica. Demais, não advirão ao Esperanto as mesmas consequências
comuns a outros idiomas, porque ele inicia a sua aplicação linguística
justamente no limiar da profética seleção espiritual, que já se efetua na Terra
e que depois proporcionará um clima eminentemente simpático para o sucesso de
uma língua internacional. Os espíritos que, a partir do próximo milênio,
tornarem a se encarnar na Terra, serão todos simpáticos ao Esperanto, porquanto
tratar-se-á de almas selecionadas rigorosamente “à direita do Cristo”,
espiritualmente maduras e dedicadas a todas as realizações que se enderecem à
confraternização dos povos e ao bem do mundo.
Em verdade, os homens se
devotam ao generoso idioma fraterno e internacional justamente porque já
apresentam algumas credenciais, que os afinizam com seu “espírito” de
superioridade verbal destinado à confraternização entre os povos. Assim como a
sensibilidade musical dos ouvintes aprimorados condu-los a cultivarem a
linguagem sonora e elevada dos compositores, a qualidade espiritual do Esperanto
também exige que os seus cultores já tenham eliminado da alma a crueza e o
egoísmo, que os impediam do congraçamento fraterno entre os
indivíduos.
Trecho do livro: “A
Sobrevivência do Espírito” - Hercílio Maes – Ramatís e
Atanagildo
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