21.12.15

Caminhar

Por que pensar em parar?
Não fomos feitos para o movimento?
A paralisia é a não vida. Se há vida, há movimento. Movimento contínuo, ininterrupto. Movimento.
Quem sabe que um dia nós não ficaremos inertes? Quando isto acontece simplesmente morremos, não é isso?
Então, o propósito das nossas vidas é estar em permanente movimento.
Mas não é mover-se por mover-se, é mover-se para um objetivo. E qual seria o objetivo que deveríamos unir as nossas forças?
Esta resposta é individual. Cada um sabe para onde deseja ir, se não sabe, deveria. Deveria porque viver sem ter um propósito claro é viver a esmo, perdido, solto no mundo. Viver significa caminhar para um lugar certo. Podemos, é verdade, ter atropelos, nos desviarmos dele, mas sabemos aonde queremos ir e é isto o que importa.
Quando pudermos, quando as condições forem favoráveis, então voltamos imediatamente ao nosso objetivo. O importante, portanto, é saber para onde ir.
Aqueles que sabem para onde vão procuram se organizar para isto. Geralmente verificam o que está faltando e põem-se a suprir as suas necessidades pouco a pouco.
Uma pessoa, por exemplo, que vai viajar. Ela sabe que precisa de muitas coisas para isso. Verifica como é o clima aonde quer ir para comprar as roupas adequadas. Compra a passagem, planeja o melhor período, junta um dinheirinho a mais para gastar no lugar que irá, planeja em cada detalhe a sua viagem. Da mesma forma se processa com os outros objetivos da vida, mas, como disse, o imprescindível é saber para onde se vai.
Quando se tem em mente isto, pode crer, parece que tudo começa a conspirar nesta direção ou, pelo menos, passamos a ver sentido em muitas coisas que aparentemente nada representava para nós. Começamos a encaixar tudo que vem a nossa frente em torno de nosso objetivo maior.
A vida como um todo é feita de muitos objetivos menores e a  partir do momento em que nos predispomos a alcançá-los movemos “mundos e fundos” para chegar até eles.
Fico pensando como é ser uma pessoa sem objetivos. Que tristeza! Alguém que não sabe para onde ir. Perde aquilo que há de mais precioso dado pelo Criador depois da própria vida: o tempo.
Precisamos, portanto, definir o nosso ponto de chegada. Com isso, vamos nos arrumar para chegar bem e o mais rápido que pudermos.
Caminhar, caminhar sempre.
Caminhar na direção desejada.
Caminhar sem pestanejar ou reclamar maus cuidados.
É preciso coragem para caminhar sempre.
Para aquele, porém, que sabe para onde vai a caminhada é repleta de prazeres e sonhos.
Nada teme, tudo alegra.
Nada reclama, pois sabe que tudo conspira a seu favor.
Vai com Deus.

Helder Câmara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário