25.9.13

Questão 225 do Livro dos Espíritos
O MUNDO ESPIRITUAL 

A erraticidade, no dizer de "O Livro dos Espíritos", não constitui um estado de inferioridade. É como no plano da Terra: existem algumas de todas as qualidades, desde o homem primitivo até o missionário de Jesus, todos juntos nos mesmo plano, mas cada qual vivendo o seu mundo, peculiar a sua situação espiritual. 
No plano espiritual ligado à crosta, há uma profusão de qualificações espirituais, mas como o céu, no dizer de Jesus, se encontra igualmente dentro da consciência de cada um, despertado ou a despertar, por vezes estamos juntos mas com vivências separadas. Isso podemos notar entre os animais, entre as plantas e mesmo dentro de um lar; as diferenças nos graus de evolução, são enormes.
A encarnação é um estado transitório, limitado pelo desgaste natural que sofre o corpo, para nos dar outra oportunidade. Com o desencarne e a reencarnação, passamos por transes que nos despertam . valores guardados nos centros da vida. São emoções que nos levam à necessidade de melhorar, ao passo que, se demorarmos em demasia em aproveitarmos a sublimidade oportuna da carne, nos acomodaremos e os dons ficarão adormecidos no nosso coração e em nossa vida. 
As mudanças em tudo nos levam ao aperfeiçoamento espiritual. Se bem verificarmos, mudamos de minuto a minuto. O que fomos ontem é diferente de hoje! As diferenças são leves, mas, um bom observador notará as transformações operadas por leis universais do Criador. 
Entretanto, existem em nós recursos com os quais, aliados à boa vontade e ao conhecimento, poderemos acelerar o nosso crescimento espiritual, e o Espiritismo nos dá condições favoráveis para tal mister. O excelso benfeitor da humanidade, Nosso Senhor Jesus Cristo, nos trouxe todos os meios para que possamos usar com segurança, no devido crescimento espiritual, o Evangelho de vida. 
Estamos sendo chamados e escolhidos para todas as mudanças de vida, no sentido de retirarmos do dicionário da nossa consciência o orgulho e o egoísmo, pai e mãe de todos os erros, de todas as distorções das leis naturais. Se aliarmos Jesus às modificações, sairemos da Terra com as vestes nupciais, de maneira que a nossa entrada no mundo da verdade seja livre de muitos defeitos que trazíamos conosco, na liberdade que nos dá o Amor. 
A Doutrina dos Espíritos nos tira o medo da morte, pelo prazer de viver com a consciência tranqüila. A verdade, aquela anunciada por Jesus, tem o condão de nos libertar de toda a ignorância, predispondo a alma à felicidade, começando aqui mesmo na Terra, mesmo que ela não tenha existência total na área do planeta. 
A erraticidade, tomamos a falar, para melhor ficar gravado em todos os corações, não caracteriza o estado dos espíritos inferiores. Nela se encontram diversas colônias espirituais, postos avançados de socorro, para receber e instruir todos os espíritos recém-vindos da matéria; aqueles mais endurecidos acomodar-se-ão em lugares compatíveis com os seus sentimentos sem, entretanto, ficarem órfãos da bondade do Criador, pois sempre receberão, por misericórdia, a visita dos benfeitores da verdade e do bem comum.
Que Deus nos abençoe e que "O Livro dos Espíritos" seja mais estudado pelos espíritos encarnados, a fim de que facilite o despertamento da fraternidade universal, começando dentro do coração.
 

Livro: Filosofia Espírita V - João Nunes Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário