19.9.13

Mãos Unidas

Por que estamos separados?
Por que a humanidade, os religiosos, estão dispersos?
Por que ainda se teimar que se detém o monopólio da verdade e da relação com Deus?
No mundo de hoje, onde já avançamos no conceito de fraternidade, a religiosidade não poderia estar difusa. Os irmãos que pregam Deus às criaturas, nas diversas religiões existentes, não poderiam mais ficar isolados uns dos outros porque isto não leva a nada.
O pior é quando há críticas pela crença do irmão. Para que isso? Querem dominar todo o planeta com a sua crença religiosa? Não é possível.
Quero reafirmar, uma vez mais, o meu compromisso com o diálogo inter-religioso, a conversa fraterna e amiga entre as crenças.
Nos dias atuais em que o esclarecimento é maior, onde se sabe distinguir com mais rapidez a mentira, onde os meios de comunicação e tecnologia denunciam os equívocos cometidos, por que ainda estamos disputando rebanho?
A mente humana é livre para fazer as suas escolhas de acordo com as suas convicções. Façamos as nossas ações e deixemos que cada um decida o melhor lugar para professar a sua fé. Isto basta.
De nossa parte, vamos conversar mais. Vamos tomar iniciativas grandiosas de aproximação. O Papa Francisco tem falado com propriedade que devemos estimular a cultura do encontro. Que maravilha de iniciativa!
Tenho certeza absoluta, meus irmãos, que quando dois ou mais religiosos de diferentes crenças se encontram a alegria é maior, porque, no íntimo, sentimos que estamos amando mais e melhor.
Do lado de cá da vida não há esta besteira de divisão institucional pela religião. Se falasse o que vejo e faço por aqui muitos me colocariam como herege. Estas barreiras são fictícias, meus irmãos, sobretudo quando se entende que o bem é a forma de expressar Deus em nós.
Todos se confraternizam e dividem responsabilidades.
Todos se juntam pelo mesmo Deus e pelos mesmos irmãos.
Todos estão de mãos unidas para ajudar na construção de uma humanidade melhor.
Pensem nesta cultura da aproximação, do encontro de irmãos, o mundo e você só terão a ganhar.
Ganhar em paz e amor.
Ganhar em união e fraternidade.
Ganhar em alegria e emoção.
Que bela lucidez do poeta na sua música magistral:
“Imaginem todas as pessoas vivendo em paz. Você pode pensar que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único”.
Que o Deus de todos nos abençoe!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário