Diferencial do ensino espírita para crianças.
por Rita Foelker
Para
atingir seu objetivo de transformação das almas, a Educação Espírita carece de
metodologia apropriada.
Um dos grandes equívocos, comuns nas atividades de
Evangelização e Educação Espírita promovidas pelos centros, é não observar-se a
metodologia espírita ao se abordar conteúdos espíritas.
O Espiritismo é uma
doutrina de apelo a razão, uma visão de mundo e de vida baseada numa filosofia
racional, cujas conseqüências podem ser experimentadas e comprovadas. Esta
experimentação inclui observações que podem ser feitas em eventos externos, mas
também sentidas e rememoradas intimamente, quando o que a Doutrina ensina
confirma aquilo que já vimos ou vivemos.
O ensino e aprendizagem do
Espiritismo para crianças é diferente do ensino e aprendizagem religiosos. Não
se trata de aprender normas, preceitos e interpretações de textos, mas de
incorporar uma visão de si mesmo e do significado da vida, que lhes permita o
discernimento necessário às diversas situações com que se deparam.
O ensino
religioso costuma ser impositivo, ou seja, pede aceitação de verdades
compartilhadas pelo grupo, sem possibilidade de reflexão ou contestação.
Aprende-se, por exemplo, que é preciso cumprir determinado rito para pertencer
ao rol dos filhos de Deus, e tal fato não oferece opção a não ser de
concordância, se se pretende pertencer aos quadros de seus adeptos.
Ao
contrário, não se espera que a criança espírita aprenda a crer em Deus ou na
imortalidade porque o Espiritismo assim ensina, mas porque refletiu, confrontou
com a lógica e os fatos, sentiu em seu coração e reconheceu em sua própria
experiência a impossibilidade de que assim não seja, assimilando este conceito à
sua visão da vida.
Por isso, o ensino espírita vai muito além daquilo que o
educador possa compartilhar verbalmente como conhecimento seu, mas pede criação
de estratégias e oportunidades onde cada educando levante suas próprias
hipóteses, questione tire suas próprias conclusões.
Por isso, o ensino
espírita pede fatos do mundo, da ciência e da sociedade que demonstrem a
universalidade das leis que a Doutrina Espírita vem revelar. Não se pode
proporcionar de fato a compreensão e a possibilidade de vivência do Espiritismo,
quando ele aparece distante ou divorciado da realidade que ele mesmo leva a
compreender, e com a qual também ajuda a lidar.
O ensino espírita visa o
esclarecimento espiritual, e não a disseminação desta ou daquela visão religiosa
ou prática devocional. Este esclarecimento se dá a partir da observação e
experimentação individual e coletiva, da reflexão e interiorização de princípios
cuja veracidade se é capaz de compreender por si mesmo, sempre na medida do
desenvolvimento intelectual e moral.
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