4.4.13


Rosas

Uma rosa. Que beleza há numa rosa.
Uma rosa reflete todo o cuidado que o Criador tem com a vida. Somos rosa no caminho dos outros quando oferecemos o nosso melhor, o que de mais belo existe dentro de nós. Nossa beleza impressiona o outro que também se sente na necessidade de também ser rosa.
Ao contrário, quando mostramos os nossos espinhos, as nossas asperezas, o que nos incomoda, então, o outro também não vai nos suportar, vai querer distância de nós.
Na vida decidimos o queremos ser ou nos revelar aos outros: rosa ou espinho.
A rosa expõe os dois, é inevitável para ela. Expõe os espinhos como a se proteger que alguém tente machucá-la, destruí-la, é o mecanismo de defesa que ela possui. Os seres humanos são diferentes – ou pelo menos deveriam ser.
Há pessoas que mostram seus espinhos antes de sua beleza interior como a se proteger de qualquer ataque. Se vê que é bem tratado, que opera em terreno fértil de convivência, então se permite aos poucos mostrar o seu lado de rosa.
Será que tem que ser assim?
Não, acredito que não.
Devemos oferecer o nosso melhor e se o outro não valorizar, o problema é do outro, não nosso.
Ao oferecer o nosso melhor, vamos provocar uma reação positiva, no mínimo vão nos considerar uma pessoa florida, bem intencionada, de boas virtudes, de bom relacionamento, que vale a pena estar conosco.
Tenho medo de me ferir – diria alguns – por isso, economizo nas minhas pétalas e mostro primeiro os meus espinhos.
Que pena!
Já imaginou se todos nós mostrássemos apenas as nossas pétalas de rosas que beleza seria o mundo?
Quero ver, e estarei bem vivo para isso, o mundo inteiro como um imenso jardim de rosas. Rosas de todas as cores e matizes, uma beleza incomensurável e indecifrável.
Você já pode vislumbrar o que seria este jardim de rosas a começar da sua família, do seu lugar onde mora, onde você trabalha.
As rosas só florescerão se você cultivar a sua própria rosa.
Pense nisso agora, meu irmão e minha irmã, e não deixe para amanhã o que você pode ser hoje.
Que Deus nos abençoe!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário