Nas Conversações
Não se irrite com o
interlocutor, se não lhe corresponde à expectativa. Talvez não tenha sido você
suficientemente claro na expressão.
*
Se o interpelado não atende, de
pronto, cale as reclamações. É provável que ele seja gago e, se o não for, a
descortesia é uma infelicidade em si mesma.
*
Quando alguém não lhe der a
informação solicitada, com a presteza que você desejaria, não se aborreça.
Recorde que a surdez pode atacar a todos.
*
Evite os assuntos
desconcertantes para o ouvinte. Todos temos zonas nevrálgicas no destino, sobre
as quais precisamos fazer silêncio.
*
Não pergunte a esmo. Quem muito
interroga, muito fere.
*
Cultive a delicadeza com os empregados de
qualquer instituição ou estabelecimento, onde você permaneça de passagem. Sua
mente, quase sempre, está despreocupada em semelhantes lugares e ignora os
problemas de quem foi chamado a servi-lo.
*
Seja leal, mas fuja à
franqueza descaridosa. A pretexto de ser realista, não pretenda ser mais
verdadeiro que Deus, somente de cuja Autoridade Amorosa recebemos as revelações
e trabalhos de cada dia.
*
Se o companheiro lhe fere o ouvido com má
resposta, tenha calma e espere o tempo. Possivelmente já respondeu com gentileza
noventa e nove vezes a outras pessoas, ou, talvez, acabe de sofrer uma perda
importante.
*
Ajude, conversando. Uma boa palavra auxilia
sempre.
*
Lembre-se de que o mal não merece comentário em tempo
algum.
Livro: Agenda Cristã - Francisco C Xavier - André
Luiz
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