17.4.13


A Excelência do Amor

A grande palavra nos dias de hoje é o amor. Não há outra palavra mais grandiosa a se pronunciar. Há, sim, subprodutos do amor, mas amor é a palavra total.
Quando cito amor, cito a configuração de todas as virtudes da terra numa só expressão. O amor é a síntese de tudo que Deus Pai ofertou para nós, até porque Ele mesmo é a manifestação sublime do amor.
Temos que aprender sobre o amor, amando. Não há outro caminho. Aquele que acha que vai aprender sobre o amor apenas falando está muito enganado. Amor se aprender fazendo.
O ato de amar exige grandeza da alma, é um gesto de transcendência, porque é um gesto, acima de tudo, de doação.
Quem ama sabe exatamente o que quer, quer dar o seu melhor ao outro e, antes, a si mesmo. Sim, porque não podemos amar ao próximo se não aprendemos a amar a nós mesmos. O amor a si mesmo é condição preliminar para podermos a amar ao irmão de caminho.
Quando o amor se expressa em palavras dulcifica a vida de quem as ouve, deixa tudo mais feliz em sua volta, porque o amor, o verdadeiro amor, contagia. A palavra tem força e vai entrando nos corações das pessoas para deles não mais fugir.
Quando o amor se manifesta em ações é grandessíssimo. É a forma mais eloquente de se amar, no silêncio dos gestos. Tem tanta pessoa que ama e ninguém sabe. Faz tudo pelo outro e ele, às vezes, até desconhece. Este amor é grandioso porque quem o faz nada espera em troca.
Quem dera a humanidade pudesse amar mais e mais, sobretudo nestes dias difíceis que virão. Amar é a única saída para a humanidade. Sem amor, a humanidade estará perdida em si mesma.
Quando cito o amor nestas minhas escritas dominicais, lembro do amor puro, genuíno, desinteressado, compromissado apenas com o bem do outro.
O amor de verdade não precisa ir ao palco, às grandes festas, ser proclamado publicamente, deve ser experenciado por cada um no íntimo de seu coração.
Meus irmãos, como o amor é importante. Não foi à toa que o nosso irmão Jesus Cristo fez tanta questão de proclamar o amor como a excelência das virtudes e único caminho verdadeiro para se atingir a plena felicidade.
Amem, meus irmãos, e tudo o mais será complemento, porque o amor já abrande tudo e envolve a todos.
Que Deus nos abençoe!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário