18.4.13


Questão 203 do Livro dos Espíritos
     INDIVISIBILIDADE
    Os pais não transmitem aos filhos parte das suas almas, pois a alma é indivisível. Somente fornecem meios para que os corpos se organizem. Tudo é feito por Deus, que criou as leis para tais operações. O corpo humano, na verdade, é a maravilha das maravilhas, em se tratando das coisas da Terra. Tudo é obra de Deus.
    Os agentes da verdade, como co-criadores, sob as bênçãos do Senhor, criaram o corpo físico, de sorte a esse obedecer o progresso pela sua própria função. O espírito não se divide, como pregam muitos espiritualistas. Ele somente anima, quando reencarnado um corpo, e não vários corpos materiais.
    As variedades de corpos, como já falamos, são sutis, integrando vários estágios da personalidade, para que o espírito possa se manifestar. São como que agentes ao comando da alma, para que ela possa manifestar-se com mais desembaraço em todos os rumos que pretender. O sexo é, pois, o instrumento para que a vida material tenha seu princípio e é no momento da concepção, no encontro do espermatozóide com o óvulo, que a alma se ajusta, dando os primeiros laços para uma missão ou provação, às vezes as duas juntas.
    A carne é uma escola onde se aprende muito, no teste de cada dia. O que é do corpo nasce do corpo, e o que é do espírito nasce do espírito. Aqui não devemos tentar falar da gênese da alma, por nos faltar entendimento. Também não é tempo, pois ainda nos falta conhecer o corpo humano. Depois do conhecimento deste, é de bom senso que conheçamos os outros corpos espirituais, para então começarmos a estudar os princípios do espírito imortal.
    O corpo humano, por vezes, tem muitas heranças dos seus ancestrais, no entanto o espírito não herda da espírito. Ele é luz saída das mãos de Deus. Espíritos não geram espíritos; somente Deus é o Pai de todos e de tudo. Um pai ignorante pode ter filhos sábios, e vice-versa, assim como pode um pai inteligente ter filhos inteligentes; depende da alma que reencarna por seu intermédio.
    Para que compreendamos essa ciência, necessário se faz que estudemos, meditemos e conversemos com aqueles que já estudaram e compreendem certas leis universais da vida. Quem não se esforça, não aprende. Espírito não gera espírito, repetimos. O mundo precisa da ciência espiritual e, mais tarde, quando as pessoas estiverem preparadas, as próprias universidades vão ensinar a ciência do espírito, usando professores abalizados, com o interesse somente de prestar serviço aos que desejam aprender as leis imortais, que vibram em todo o universo.
    A Doutrina Espírita é a precursora destas verdades, e será reconhecida como tal no futuro, quando os mestres tiverem a necessidade de buscar nas suas páginas as primeiras lições da vida espiritual. Vamos esperar, orando e trabalhando. Do mundo espiritual para a Terra já partam muitos desses mestres, para operarem no sentido de que a verdade seja colocada em cima da mesa universitária.
 
Livro: Filosofia Espírita IV - João Nunes Maia - Miramez

Nenhum comentário:

Postar um comentário