19.2.13


ESPIRITISMO NA INGLATERRA E PORTUGAL
(Conversando com o médium)

- Meu filho, quais as suas impressões pessoais sobre o Espiritismo na Inglaterra e Portugal? Muitos de nossos irmãos gostariam de ouvi-lo a respeito.
- Dr. Inácio, o Espiritismo, como Doutrina, é sempre o mesmo em toda parte – a obra de Kardec é magistral, embora, de minha parte, creia que a linguagem espírita esteja carecendo de se modernizar.
- Na Inglaterra e em Portugal, como você pode sentir os espíritas?
- São duas realidades diferentes. Na Inglaterra, os poucos centros espíritas existentes, com raras exceções, são frequentados por brasileiros. Em Portugal, sem dúvida, o Movimento Espírita é mais pujante, muito parecido com o do Brasil – aliás, antes de chegar ao Brasil, o Espiritismo passou por Portugal!
- O que mais o agradou?
- Os frequentadores comuns dos centros espíritas – gente simples, humilde, interessada em Jesus, Kardec e Chico. Gente que, principalmente em Portugal, tem ficado exposta à palavra personalista de muitos espíritas brasileiros que lá vão.
- E o chamado Movimento de Unificação? Como é por lá?...
- Em minha opinião, a partir do Movimento de Unificação no Brasil, já está contaminado. A este respeito, eu tenho a opinião do senhor: o Movimento de Unificação, talvez, tem feito mais mal do que bem à Doutrina!
- A Federação Espírita Portuguesa o recebeu?
- Não, absolutamente. A Federação Espírita Portuguesa nada faz sem a bênção da Federação Espírita Brasileira, que, infelizmente, é dirigida por um médium extremamente vaidoso e personalista – é somente ele e mais ninguém!
- E na Inglaterra? Como é a situação?...
- Na Inglaterra, a denominada BUSS, através de uma brasileira que a coordena, é que deseja comandar o Espiritismo – ela chegou a entrar em contato com os centros espíritas de Londres para que não nos recebesse.
- Também, você é tão bocudo quanto eu...
- Tenho tido um bom mestre, não?!
- Adiantou alguma coisa ela tentar bloquear a sua programação doutrinária?
- Não, não adiantou, porque ela faz de conta que manda, e o pessoal faz de conta que obedece. Coitados! Como estão iludidos estes nossos irmãos que se acham dentro da Doutrina!...
- E as reuniões públicas de psicografia?
- Foram maravilhosas... Doutor, um dirigente espírita nos chamou e disse: - Vocês precisam vender os livros um pouco mais caro, porque vocês os estão vendendo a preços abaixo dos nossos... Fiquei feliz, mas perguntei a ele: - A quanto costumam vender por aqui? Ele respondeu: - Muitas vezes, pelo dobro... O senhor acredita que chegam a leiloar telas pintadas mediunicamente?!...
- No lombo dos modernos vendilhões, o chicote de Jesus anda fazendo falta...
- Doutor, tem médium brasileiro que só faz amizade com gente milionária em Portugal, mas, quando eles se arruínam financeiramente, não são mais amigos... Certa vez, um recebeu um cheque de 22.000 contos!
- Eu nem sei que dinheiro é este...
- Nem eu. Todavia, perguntei a quem mo contou o fato quanto isto valeria nos tempos do euro... Resposta: - É dinheiro para nunca mais ter que se trabalhar com uma picareta nas mãos!...
- Que picareta!...

INÁCIO FERREIRA
Uberaba – MG, 18 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário