10.12.18

Deus, uma Realidade


Alguém, certa vez, afirmou que não precisaríamos de Deus. Simplesmente apagaríamos esta ideia e o mundo continuaria sendo o mesmo eternamente.
Deus, segundo esse raciocínio, é uma fábula humana, uma criação desnecessária, o homem, por si só, teria condições de se explicar e a tudo que o cerca.
Para que Deus? Para quem segue esta lógica, Deus representa apenas uma figura de retórica e instrumento de manipulação de gente ignorante.
Hodiernamente, uma nova classe de anti-Deus se posta na trincheira ateísta. Os novos cientistas de plantão acham absurda a ideia de Deus. Deus é uma invenção, Deus é um delírio dos povos.
Contra essa corrente de opinião, pautada pela ignorância divina na criação, aportam-se os deístas de toda ordem.
Uns, o supremo arquiteto do universo e causa racional da humanidade.
Outros, o miraculoso, o que tudo pode e faz, o que governa as nossas vidas, o tirano, de certa forma.
Alguns mais atribuem a Deus o papel paternalista, de acobertador das nossas imperfeições e males, super protetor dos seus filhinhos indefesos e incautos.
Há outras explicações e derivações da concepção divina, mas quero atribuir a minha aqui neste espaço.
Deus é tudo, é a potência máxima, é a razão de ser do universo, da imensa criação, o principio de tudo, onde tudo se originou e para onde todos caminharão.
Não crer na Sua existência é tolice de materialistas prepotentes. Lógico que Deus nunca existiu com os atributos humanos que lhe desenharam, no entanto, diminui-lo pela nossa pequenez e dizer que Ele é uma invenção da imaginação humana é desprezar a totalidade e perfeição do Cosmos e da natureza que nos abriga.
Crer que tudo é obra do acaso, que criou-se fortuitamente, que apareceu do nada, é absurdo maior.
Por não ter a explicação total, por não compreender a sua plenitude, por não conseguir chegar até Ele, não quer dizer que Ele não exista.
Apequenar Deus, aliás, tem sido a preocupação dos homens, poucos desses quiseram aceitar o desafio de tentar entende-lo pela lógica da máxima grandeza possível.
Deus, porém, creio, não está nem aí para isso, para os rebeldes de Sua criação.
Ele é aquele ou o que podemos atribuir a excelsitude. Não podemos compreendê-lo na sua inteireza, podemos, entretanto, atribuir, mesmo que distorcidamente, uma ideia do que Ele poderia vir a ser.
Tenhamos calma, pois logo-logo haveremos de subir um degrau a mais na trajetória humana da terra e aí compreenderemos um pouco mais da Sua verdadeira face.
Acalmemos os nossos ânimos diante desses improváveis autossuficientes e pautemos a nossa conduta de adoração respeitosa e de encaminhamento de sua ação venturosa em nossas vidas.
Aos que Nele acreditam ou percebem sua presença grandiosa, sejamos os continuadores de Sua obra interminável.
 Joaquim Nabuco – Blog Reflexões de um Imortal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário