21.12.18

CERTEZA CIENTÍFICA


                        Certeza científica é a que resulta da experimentação controlada dos fatos e fenômenos físicos, materiais, concretos, como, por exemplo, o Sol aquece a Terra; a Terra gira em torno do Sol; e o ar quente é mais leve que o ar frio.
                         Essa é a certeza procurada pela ciência; é a certeza que o Espiritismo pode admitir; só essas verdades atingidas pela ciência contribuem para o progresso dos conhecimentos que, reunidos, totalizam o conhecimento espírita. As deduções e especulações metafísicas - muito a gosto de alguns tribunos e defensores do cientificismo espírita - têm o mérito de explicar o que já se sabe e o que não se sabe ainda. Mas nada podem descobrir realmente de novo. A fonte de conhecimentos novos é uma só, a pesquisa científica.
                         A certeza é sempre relativa à natureza do conhecimento em que se fundamenta. A certeza científica fundamenta-se na verdade científica, isto é, na demonstrada conformidade da mente com os fatos, expressa em enunciados passíveis de comprovação experimental, como
este: "A Terra gira em torno do Sol".
                         A CERTEZA  RELIGIOSA fundamenta-se, nas religiões tradicionais (o Espiritismo não se inclui), nas inspirações da fé que determina a crença nos enunciados dogmáticos, pelo fato de terem sido revelados por Deus como verdades divinas.  O grande problema que essas religiões encontram, é determinar com exatidão as revelações que realmente são divinas. O Espiritismo tem um critério simplesmente infalível: as verdades universais são divinas. O Espiritismo aceita tão somente as verdades já confirmadas.

Albino A C de Novaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário