Kardec e Darwin foram dois grandes
cientistas que vieram ao mundo no alvorecer do século 19. O primeiro, um médico
francês e aluno de Pestalozzi, foi o codificador de Espiritismo, o segundo era
um naturalista e fisiologista inglês. Kardec pesquisou a evolução dos
Espíritos, Darwin, a dos corpos biológicos.
Nós somos espíritos imortais. E o Nazareno
disse que nós devemos buscar a perfeição de Deus, o Pai. Nós somos hoje os
espíritos dos homens de ontem, inclusive os dos homens das cavernas. E depois
de inúmeras reencarnações chegamos à evolução e perfeição em que nos
encontramos atualmente. Se não houvesse evolução e as reencarnações que a
possibilitam, seríamos forçados a pensar que Deus foi muito injusto com aqueles
espíritos de outrora dos homens da caverna, que só teriam vivido mais como
bichos do que como seres humanos propriamente ditos! A evolução é, pois, uma
lei natural tão real como o é a da Gravidade, e é até sagrada.
A igreja como afirma o sábio francês padre
François Brune, acredita na vida após a morte, ou a chamada vida eterna, mas na
prática tem agido como se ela não existisse, pois não a estuda, e é até
contrária ao seu estudo. A mesma coisa se pode dizer dos nossos irmãos
protestantes. Isso nos faz lembrar do que o Mestre afirmou, ao referir-se aos
sacerdotes judeus de sua época: " Não entram no reino dos céus, e não
deixam outros entrarem!". É necessário, pois, que os católicos e
protestantes despertem também para o estudo de espírito, e não só do corpo,
como vêm fazendo há séculos, pois o espírito é mais importante do que o corpo.
" A carne para nada se aproveita; o que importa é o espírito que dá
vida" (João 6, 63).
Foi revolucionário o livro de Darwin:
" Da Origem das Espécies" (1859), principalmente porque ele entrou em
choque com as ideias da interpretação literal da Bíblia, quando a exegese e a
hermenêutica ainda eram muito elementares e tímidas. A Igreja estava, pois, sem
força moral para enfrentar aquele poderoso materialismo efervescente, após a
Revolução Francesa, o que se agravava mais ainda pelo fato de ela estar,
justamente naquela época, deixando a Inquisição. Foi quando surgiram também os
não menos revolucionários livros científicos e espiritualistas de Kardec, entre
eles " O Livro dos Espíritos" (1857), os quais deram um verdadeiro
" chega pra lá " nas ideias materialistas e antireligiosas de Darwin
e de seus contemporâneos Marx e Comte. Por isso dizemos como o escritor e
pastor presbiteriano do Rio de Janeiro, Neemias Marien: " O maior
reformador do Cristianismo não é Lutero, mas Allan Kardec." De fato, até
Kardec, não se tinha feito ainda um estudo racional e científico da Bíblia.
Darwin foi um dos grandes cientistas da
evolução da vida material, e Kardec o foi da evolução da vida do espírito na
matéria e fora da matéria"
José Reis Chaves
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