30.6.17

COLONIALISMO CULTURAL

     "Aqui no Brasil, por exemplo, os colonizadores, por certo, não tiveram o menor remorso de sufocar as línguas  indígenas.
     Convencidos da própria superioridade, podiam praticar o etnocídio livremente. Mas as coisas mudaram e  hoje em dia, pelo menos em tese, acredita-se na igualdade.
     O processo da colonização moderna é em geral bem mais sutil. A língua do dominador vai-se infiltrando, insidiosa e poderosamente, pelo cinema, pelo rádio, pela TV, vídeo-clips, vídeo-games, etc ..."
     "O que é o Esperanto", Página 16, Editora Brasiliense, publicado em 1986, Izabel Cristina Oliveira Santiago.

ALTERNATIVA AO IMPERIALISMO
     Esperanto é um instrumento que não representa o imperialismo político, econômico e cultural de um país sobre outro, nem privilegia um determinado povo em prejuízo do resto do mundo. O propósito dos que falam a Língua Internacional - os esperantistas - é buscar a comunicação fácil, dinâmica, inteligível, preservando a cultura e soberania de cada país, de modo a unir as pessoas em direção a uma sociedade mais democrática, livre das barreiras linguísticas que isolam os povos.
     Anualmente, é realizado um Congresso Mundial onde cerca de 3 mil pessoas, todas falando o Esperanto, se reúnem para tratar dos mais variados assuntos.

     Cada língua étnica está ligada a uma cultura e a uma nação definida. Por exemplo, aquele que estuda o inglês  aprende a respeito da cultura, da geografia e da política  dos países de língua inglesa, principalmente os Estados  Unidos e a Inglaterra. Aquele que estuda Esperanto aprende a respeito de um mundo sem fronteiras, em que cada país se apresenta como se fosse o seu próprio. As viagens internacionais tornam-se mais proveitosas para aqueles que falam o Esperanto. Quem fala o Esperanto não se vê limitado a conversar somente com guias. Se, antecipadamente escrever a um esperantista da cidade que vai visitar, pode estar certo de que receberá toda a ajuda possível. Encontrará pessoas que não são estrangeiras porque a língua delas é a sua língua: o Esperanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário