4.6.17

BUSCAI A VERDADE E A LIBERDADE

    "Jesus disse aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". (João, VIII, 31-32.)
    O homem é um ser dotado de razão e de sentimento. São estes os dois pólos da vida psíquica através da qual se realça o eixo do ideal mantenedor da evolução gradativa do Espírito!
    O homem é um ser polarizado pelo raciocínio e vivificado por sentimentos de virtude, por afetos que o prendem à fraternidade e só quando usa esses atributos em busca da verdade, ergue-se, dignifica-se, eleva-se e santifica-se.
    Fora dessa esfera de ação e de educação o homem é besta! Besta porque não sente, besta porque não pensa!
    Pensar é existir; assimilar afeições, virtudes, amor; é viver: Cogito, ergo sum!, Penso, logo existo!"
    Há homens que pensam; há homens que sentem; uns e outros estão nos primórdios da vida. É preciso, entretanto, que o pensar seja acompanhado do sentir, porque o pensar sem o sentir, o sentir sem o pensar, são faculdades abstratas que encaminham a alma para o grande ideal, mas não o libertam completamente da ignorância e do atraso.
    Na alma livre, o pensar se completa com o sentir, e o sentir, com o pensar, porque a verdade não teme o erro, a luz não pode ser absorvida pelas trevas.
    Todos os grandes pensamentos só podem ser assimilados depois de sentidos, e todos os nobres sentimentos só podem ser compreendidos depois de pensados.
    Quando Descartes proclamou: Cogito, ergo sum, não só pensou como sentiu; pensou existir e sentiu a vida em si próprio.
    A compreensão não vem só do raciocínio, mas do raciocínio aliado ao sentimento: são estes os dois grandes faróis luzentes da estrada da vida.
    Abri clareiras ao vosso entendimento pelo raciocínio; alargai as esferas do sentimento; não vos atemorizeis ante as alturas e longitudes, porque a águia e o condor não transpõem o círculo do seu vôo; os pássaros têm seus limites nos ares!
    Homens! Voai, desprendei-vos da escuridão da ignorância que cerceia a vossa inteligência e vos ata a pesados dogmas.
    Voai! Daí expansão à vossa razão, deixai palpitar os vossos corações aos generosos sentimentos para ascenderdes às esferas da Ciência e do Amor, onde a verdade brilha com todos os seus esplendores!
    Lembrai-vos, ó homem! que sois dotado de razão e sentimento!
    Buscai a palavra de Jesus, permanecei na sua palavra, sede verdadeiramente seus discípulos, e "conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"!


Livro: Parábolas e Ensinos de Jesus - Cairbar Schutel

Nenhum comentário:

Postar um comentário