5.5.14


Falsa Superioridade

Um fato que ocorreu esta semana e quero lembrar nestas linhas. 
Foi o ato de racismo, outra vez mais, que vimos na televisão do jogador de futebol do Barcelona, da Espanha. Ele, espirituoso, ao ver que uma banana lhe era jogada aos pés, não teve dúvidas, abriu-a e a comeu, sem nada rechaçar. Este ato inusitado, meus queridos, repercutiu até pelas cercanias onde moro e trabalho.
Este ato de desagravo que correu o mundo também se refletiu entre nós. Comentamos como pode no mundo de hoje, com tantas informações disponíveis, alguém achar ainda que é superior a outros. Mais do que isso, manifestar a sua desaprovação a outro alguém insultando-o gravemente. Nada contra os nossos irmãos em peles  de macaco, são nossos queridos irmãos, igualmente, mas somos da condição humana, talvez um passo a mais na caminhada da evolução, pois temos consciência, e tratarmos uns aos outros desta forma, significa prepotência das maiores, orgulho sem fim, porque transforma o outro em animal, não igual, um ridículo.
Um ato desses deveria ser mostrado mundialmente como forma de reflexão de como ainda está a condição humana, onde alguns se acham superiores a outros. O problema é estes alguns ainda significarem milhões, cifras enormes, porque atendem pelo nome de arrogância, e não apenas de preconceito.
Vejo homens que possuem dinheiro acharem-se superiores a outros.
Vejo gente que possui um degrau a mais de cultura crer-se mais sábio que os outros.
Vejo outros possuírem mais uma letra da fé e tomarem-se como reveladores divinos e, portanto, maiores que os outros.
Vejo aqueles que detém o poder e acreditarem superiores para impingir o seu desejo e vontade a todos os seus “súditos”.
Quando o homem, finalmente, perceberá que ele é apenas filho de Deus? Exatamente igual a todos os outros. Esta ideia de igualdade incomoda muita gente, pois enquanto houver orgulho na Terra, veremos, infelizmente, atos desmedidos como o que vimos esta semana.
Quando, meu Pai, os homens se tornam humildes?
Quando nos veremos como iguais humanos e irmãos uns dos outros?
Quando estaremos a tua disposição apenas para servir e nunca querer ser servido?
As oportunidades de redenção são muitas, mas teimosamente ignoradas por uma multidão. Os reveses, do lado de cá da vida, serão inevitáveis.
Disse o mestre Jesus que aquele que queira se tornar grande entre os homens que seja o primeiro no desejo de servir.
Quando entenderemos esta verdade verdadeiríssima e haveremos de nos comportar unicamente como servidores do Pai entre nossos irmãos de caminho?
Estamos aqui para servir, unicamente servir, e quando isto fazemos, aprendemos, de fato, a amar. 
E quem ama não distingue. 
Quem ama não se acha superior.
Quem ama, de verdade, quer o bem do outro antes do seu.
Fiquem em paz, meus irmãos!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário