11.11.13


Família Universal

Ninguém vive só. Por mais que alguém queira se isolar do mundo, não consegue, há sempre alguém que precisamos ter ao nosso lado. Toda gente precisa de uma família para viver.
Eu precisei de uma – e olha que ela foi muito grande. Não eram apenas os meus pais e irmãos, primos e tias, não, eu precisava, eu ansiava ter uma família maior, a família da humanidade inteira.
Sei que isto pode parecer megalomaníaco, mas aprendi com o Cristo, o que é que eu posso fazer.
Aos meus queridos familiares, eu rendo muita satisfação e agradecimento por tudo que fizeram por mim, em toda a minha existência terrena e ainda aqui neste lado da vida sou muito grato a todos eles, mas, quando decidi ser padre, resolvi abraçar a todos os irmãos do caminho.
Minha família agora é universal.
Não bastassem os amigos da “terra”, vejo, do lado de cá da vida, que a família cresce a cada dia, meu Deus. Tem tanta gente no mundo, mas tem gente além deste mundo também. Vou parar por aqui porque pode ter gente que diga assim: “Dom Helder pirou no mundo espiritual de vez”. Não ligo se disserem isto de mim.
Vejo a humanidade inteira como minha família. Ora, se todos somos filhos de Deus, se todos temos a descendência de um mesmo Pai, então sirvo a todos os irmãos que encontrar no caminho. Tenho o dever de acolhê-los e amá-los de verdade, sem subterfúgios.
Jesus amou a toda a humanidade. Não foi Ele que certa vez perguntou: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”
É claro que Ele sabia quem era a sua família material, mas Ele aproveitou o momento para dar seu recado a toda gente. A família, família de verdade, são todos os seres da humanidade. Até um cachorrinho é da família porque todos são obras de Deus Pai.
Esta compreensão maior do que seja a família é fundamental para a paz da humanidade. Já imaginaram o dia em que todos se tratarem como irmãos? Neste dia, acabarão as guerras e a violência total. Ninguém vai mais roubar ou mentir. Todos se abraçarão e dividirão a riqueza material. Haverá mais igualdade e paz social.
É por esta causa que luto e lutarei.
Chamemos e tratemos todos como irmãos, membros de uma mesma família. Se já agia assim entre vocês, aqui então é que devo confessar o quão grande é a minha família.
Pensem nisso,meus irmãos, e aproveitem o natal, que já se aproxima, para amar ainda mais seus irmãos do caminho, sua família universal.
Paz,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário