6.11.13


Democracia é Coisa Séria

Acompanho com pesar as manifestações violentas que acontecem no nosso País. São manifestações duras, muitas delas, porque redundam em violência pura. Não é o agressor, neste caso, o Estado, através da Polícia Militar, é o próprio povo, e isto definitivamente não pode acontecer.
As manifestações, de maneira geral, são ordeiras e justas. Acompanhei algumas delas recentemente e posso comprovar da imparcialidade dos seus manifestantes. As causas que defendem são consideráveis e muitas delas são frutos do desleixo do poder público em não atender prontamente as reivindicações ou não querer o diálogo aberto com a população.
Isto é democracia.
Agora, o que tenho presenciado igualmente, Brasil afora, são manifestações organizadas por alguns que atentam a democracia porque na sua raiz sequer são manifestações. São aproveitadores dos movimentos sociais que ficam na espreita para derramar o seu ódio ferino. Saqueiam, cometem agressões, depredam o patrimônio público, e o pior é que fica por isso mesmo.
Isto é badernagem.
Meus irmãos, este estado de coisas tem que parar. Não é possível que se permita que meia dúzia de desavisados, de irresponsáveis, contamine, a ponto de parar, uma manifestação ordeira e reivindicativa de direitos.
Eu acompanhei, no meu tempo de bispado, algumas manifestações. Além de conteúdo, vibrante é verdade, havia autorização até para que fosse feita, era comunicada na polícia algumas delas. O povo fazia presença nestas manifestações e possuíam um conteúdo sério e não provocações. Somente no tempo da ditadura militar é que as coisas se complicaram e eles não deixavam ninguém se juntar para nada. Até uma conversa de amigos, às vezes, era considerada como subversiva.
Pois bem, meus amigos, o que vemos hoje é desproposital. Não se pode ficar de braços cruzados, as autoridades e a sociedade, diante da ação de vândalos. Estes não sabem o que é democracia e, portanto, não estão nem aí para defendê-la. Sob a égide dos fundamentos democráticos é que reivindico, do lado de cá da vida, que se separe o joio do trigo.
Não se pode, irmãos, contaminar a democracia. Eu sei – e sei muito bem – o que ela representa. O que se respira atualmente no Brasil é fruto de muita luta, de muito suor e lágrimas. É o esforço de anos para que pudéssemos expressar livremente as nossas opiniões e vontades. Confundir expressão de opinião com bandidagem há aí uma diferença capital.
Revolução se faz nas ruas, sempre se fez e se fará, mas na ordem, na paz, na tranquilidade, no embate democrático, e não em arruaças. Há que se distinguirem bem as coisas.
Democracia é coisa séria para se tratar desta maneira. O povo é ordeiro e quer ver os seus direitos legítimos serem colocados na prática e se há, por parte dos governos e do poder legislativo, uma ausência de atenção, deve se usar o mecanismo da reivindicação que proporcione os melhores resultados, mas na ordem e na paz, isto sempre.
Um abraço,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário