14.12.12


A Lua

Certa ocasião, numa cidade distante do interior de Pernambuco, uma mulher do povo, bem simples, fez-me uma pergunta:
- Dom Helde, esta história de foguete, que o homem foi à lua, é verdadeira?
- É, minha filha, é sim. O homem tem muita inteligência e agora quer conhecer o espaço começando pela lua.
- Mas, Dom Helde, não é muito distante?
- É, minha filha, é muito distante, mas com perseverança, o homem chegou lá.
- Mas pra quê, Dom Helde, o homem não tem tudo que precisa por aqui, neste mundo de meu Deus?
- É, minha filha, na verdade, o homem não precisava ir agora para a lua, creio eu, tem muito mais problema para resolver aqui na Terra, por enquanto.
- É que estava pensando, Dom Helde, se Deus deixa o homem ir à lua é porque há uma razão para isso, não?
- Deve haver, deve haver.
- Eu acho que sei, Dom Helde.
- É? Então me diga.
- É pro homem chegar lá e ver como a Terra é bonita e tomar a decisão de cuidar melhor dela.
- Sabe que eu não havia pensado por este ângulo. Você tem razão. O homem vendo como a Terra é bonita irá preservá-la mais, ter mais cuidado com ela. Vou dizer isso aos outros quando me perguntarem. Você tem razão.
- Pois bem, Dom Helde, só quero saber uma coisa agora.
- Diga.
- Quando a gente diz no Pai Nosso que seja feita a vontade de Deus, assim na Terra como no céu, como é que é isso?
- O céu, minha filha, é a imensidão do espaço sideral. As estrelas, os outros planetas, a lua.
- Agora entendi de verdade. Querem ver se podem viver na lua para abrir Igrejas lá também, não é verdade?
- Pode até ser, minha filha, mas, por enquanto, tem muito o que fazer por aqui mesmo.
Despedi-me dela e fiquei a pensar.
A sabedoria humana é infinita. Mesmo uma pessoa mais simples enxerga longe. O que é que esse povo está fazendo na lua com tantas coisas a fazer por aqui também. A lua, meus irmãos, pode ser distante, mas, distante mesmo, é não atingir o coração de outro homem, mesmo que ele esteja a um metro de distância.
Quantas pessoas podem chegar à lua e jamais conseguem chegar ao coração de outro irmão...
Um abraço,
Helder Camara por Carlos Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário