2.7.18

A Tua Paz


A paz ainda não reina em nossos corações, há muito por se fazer ainda. O que existe, na verdade, é um pálido projeto de paz íntimo em andamento – o que já é grande feito.
O que necessitamos desenvolver é uma consciência permanente de paz, entendê-la que ela, somente ela, poderá nos levar a um estado de serenidade e plenitude.
E por que isso é importante, meus irmãos?
Sem a paz íntima haveremos de tomar decisões equivocadas na vida. Nossas escolhas serão equiparadas de maneira distorcida entre uma opção e outra. Não teremos o zelo necessário para tomarmos uma decisão mais consciente.
Sem a paz interior tendemos a discutir mais, deliberar menos, conflitar ainda mais. O entendimento com os outros se faz menos expressivo porque criamos uma espécie de barreira de relacionamento com o nosso interlocutor. Nada avança, nada se produz de concreto na relação.
Sem a paz interna somos jogados ao calor do momento. Fazemos coisas sem pensar, tomamos decisões vazias de pretensões, nos tornamos inimigos de nós mesmos, na prática.
O pensar distante, a calma interior, a reflexão bem resolvida, nos fará mais consciente do que devemos fazer.
Aos que teimam em tomar decisões e pouco refletir. Aos que querem que tudo ocorra rapidamente e conforme as suas pretensões, muito cuidado. Não confunda a sua vontade com a vontade de Deus, pois Ele fala discretamente ao coração do bom ouvinte, mas para ouvi-Lo com inteireza d’alma é necessário calar-se intimamente, em outras palavras, ter paz interior.
Portanto, como poderemos seguir o caminho de Deus nas nossas vidas se estamos atordoados, desesperados, ansiosos, em conflito íntimo?
Este exercício de paz interior se faz todos os dias, todos os momentos da vida, é um processo de conquista e logicamente você tem que perseverar nele.
Ao que tudo indica, para aqueles que se esforçam nesta direção, um dia haverá de consegui-lo e seu procedimento natural e automático será o da serenidade em tudo que fará.
Trabalhe-se nessa direção, irmão de caminho, e verá que tudo terá novo sentido e compreensão. Tudo se fará da melhor maneira possível.
Vivamos em paz!

Hélder Câmara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário