17.4.17

Definitivamente: Não Sou Santo!

A mão que escreve agora estas palavras um dia certamente cometeram pecados, hoje, porém, tenta aliviá-los com palavras de encorajamento e fé.
Eu tive oportunidades de errar – e errar muito – quando estava entre vocês na última vivência na carne. Errei muitas vezes na tentativa de acertar, é verdade, mas errar conscientemente do erro que estou cometendo, isto jamais poderei fazer porque me entreguei, corpo e alma, a causa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ele me ensinou, entre tantas coisas, que ainda seria perfeito, como é o nosso Pai Celestial, mas que ainda trilho no caminho da imperfeição e isto acontece, maioria das vezes, na tentativa de aprender o caminho correto que chegue ao Pai.
Esta confissão é importante que seja expressa porque muitos me têm hoje como uma espécie de santo – e santo definitivamente não sou.
Sou ainda um pecador na expressão das minhas falhas contínuas, mas desprovidas de intenção. Falho, entretanto, e como erro ainda mesmo no lado de cá da existência humana.
Não posso com isso me candidatar, por mais que seja uma homenagem sincera dos meus amigos e admiradores, a uma vaga no panteão da santidade na Terra entre meus irmãos católicos.
Neste “Sábado de Aleluia”, reidentifico-me publicamente com a minha ainda grande imperfeição humana e não posso considerar que seja justo dizer-se "Santo Hélder” quando eu mesmo não consigo caminhar retamente com as minhas próprias pernas.
Quem por acaso ler estas linhas, em nome de alguma consideração que me tem, e puder fazê-las chegar aos destinatários da Igreja Católica que servi e ainda sirvo, mostre este meu depoimento sincero, vindo do fundo de meu coração e da minha absoluta consciência.
Já me expressei outras vezes sobre o assunto. Fui firme, mas infelizmente poucos deram ouvidos. Entendo a razão. Não posso, porém, deixar de tentar outra vez e realizar este apelo pelo amor de Deus.
É um pedido que acredito justo, que sai das catacumbas, que se transforma em luz, que se põe como algo concreto e veraz da minha alma.
Por favor, em nome de Deus, faça cumprir este meu pedido.
De coração,

Helder Camara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário