11.4.16

Um Simples Olhar

Uma radiola a tocar uma música. Lá distante se ouvia o cantarolar de pessoas repetindo a mesma modinha. 
- Quem é esse que está cantando aí, Zé?
- É Vicente Celestino, Mané!
- Meu Deus do céu, que música “ranhosa” é esta, é uma tristeza só. Dá vontade de chorar de tão triste que é.
- É verdade! Eu mesmo estou com um nó na garganta que não dá pra me aguentar.
- Deixa está, deixa está...
A música na radiola cantarolava a estória de uma mulher que perdera o seu filho. A morte prematura da criança a deixara muito infeliz e a música retratava o sentimento daquela mulher.
As músicas são assim, não é mesmo? Elas traduzem os nossos sentimentos. É como se quiséssemos falar aquilo e não tivéssemos uma forma de expressar direito. A música faz isto com extrema competência a ponto de nos tocar o coração e, neste caso, até dando vontade de chorar.
Se a música traz os sentimentos na melodia e na letra, o mesmo acontece num olhar. O olhar tem a mesma intensidade, senão maior, do que uma música.
O olhar chega perfurando o coração, não é verdade?
Um olhar fulminante parece que vai nos matar. É como se fôssemos ferido de morte.
Um olhar terno parece que nos abraça.
Um olhar de amizade nos faz ficar mais confiantes na vida.
Tudo pode ser trazido num simples olhar. Sem palavras ou outros sons. Apenas a expressão de um olhar.
O que você anda fazendo com os seus olhos? Mesmo disfarçadamente está abrançando alguém ou desferindo golpes certeiros no coração?
Um simples olhar pode transformar uma vida. Pode sim! Quanta gente já se sentiu assim comigo que, sem saber porquê, saiu mais confortado depois de vir falar comigo e eu não havia dado uma palavra sequer, pelo menos com a boca, mas meu olhar, creio, disse tudo que eu gostaria de dizer para aquela pessoa.
Preste atenção, portanto, a um gesto acompanhado de seu olhar. Preste atenção para não ferir ninguém, mesmo sem querer. Se olhar para alguém que seja para lhe desejar o melhor que puder.
Um olhar carinhoso traz felicidade, mas um olhar raivoso pode provocar danos irreversíveis.
Que o tesouro de seu coração possa ser demonstrado no dia a dia em expressões de boa visão com os outros. Ver o lado bom de cada um, pois quando assim procedemos os nossos olhos vão falar mesmo tendo a boca fechada. E o outro vai entender rapidamente e aquele simples olhar pode transformar a outra vida.
E a sua também.
Paz,
Helder Câmara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário