16.8.15

Temperança

Há um agito geral na nação brasileira. Tudo conspira para a desestabilização e isto não é bom. Do lado de cá, vemos movimentações indesejadas. Queremos agir sobre elas, mas, muitas vezes, somos contidos, pois não podemos deixar que o aprendizado contínuo dos homens se faça diante dos fatos da vida.
As revoluções que ocorreram no mundo inteiro, em todas as épocas, sempre foram o resultado da inquietação geral sobre um dado problema ou uma dada situação. Ora, era necessário que houvesse o inconformismo geral para que as pessoas naturalmente aceitassem mudanças mais profundas. De certo modo, é o que está acontecendo no nosso País.
Temos todos, uma quantidade significativa de espíritos comprometidos com os destinos das terras brasileiras, nos movimentado de lá para cá para que a ordem não seja quebrada e que os movimentos que devem ser feitos não sejam tomados pela rebeldia desenfreada, mas fruto de uma consciência clara sobre o que se deve fazer.
Aquilo que nos incomoda deve, em algum momento, servir de inspiração na tomada de nossas decisões. Isto ocorre no plano individual como também no contexto de uma nação, como é o caso presente.
Vamos todos ter muita fé que tudo isto vai passar, mas dentro de parâmetros de equilíbrio de todas as partes. As soluções brotarão normalmente diante dos fatos, cremos nós. Quando a verdade é exposta em sua totalidade, os homens são levados a tomarem decisões mais graves. É o que vai acontecer no Brasil.
Os fatos presentes são inquietantes e, infelizmente, pelo que sabemos, trarão mais desconforto com o tempo.
O que ocorre agora é apenas um ensaio do que vai acontecer num futuro não muito distante. O que sabemos, no submundo dos fatos, corrobora para uma desestabilização sem procedentes na história política do Brasil. As máscaras estão por cair e não é somente de uma facção política. Isto tudo servirá para uma profunda reflexão geral e será neste momento que se tomarão as decisões de alto calibre.
Que Deus seja lembrando sempre nestas horas difíceis. É Ele que pode orientar estas grandes e graves decisões. Jesus a tudo preside, pelo que sabemos, é será o condutor da concórida em tempos vindouros para o nosso País.
Aliás, tais mudanças, são gerais, e não apenas no nosso querido Brasil. É um momento ímpar que passa a humanidade, que varre definitivamente os seus vícios em todos os aspectos da vida.
Olhemos o todo e não apenas uma de suas partes, então veremos que os tempos atuais são de grande valia na construção de uma sociedade melhor e mais justa, mais fraterna e mais amiga, portanto, mais cristã.
Sei que tudo isso causa alvoroços de toda a parte, mas não há como lavar a casa sem retirar os móveis do lugar, não é verdade?
Tenhamos calma e conduzamos os nossos atos com temperança e equilíbrio. Não vale a pena precipitar fatos e decisões, deixemos, como disse o Nosso Senhor Jesus Cristo, que cada dia consuma a si mesmo.

Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário