29.12.14

Decisões Internacionais


No mundo atual é natural que ocorram as grandes divergências. Os países possuem os seus interesses próprios e cada um faz a defesa deles. Quando um interesse diverge de outro surge a crise e se esta crise não for bem administrada para superar a divergência, então chega-se logo à "solução" da guerra.
Este comportamento fratricida não leva a lugar algum. As pessoas precisam entender, notadamente aquelas que governam as grandes nações do planeta, que este comportamento beligerante é extremamente prejudicial a todos. O que se deve é buscar as convergências, os interesses comuns, aqueles que são comuns às partes e neles criarem um procedimento de relacionamento.
Abordo este tema porque vejo, por aí afora, um grande movimento se organizar em que são enaltecidas as diferenças entre as gentes, o que é prejudicial para todo o planeta.
Ora, é natural que cada País queira ganhar dinheiro, obter mais recursos e riquezas, para promover o desenvolvimento local, mas não podemos mais é suportar a manipulação brutal de poucas nações em querer dominar indefinidamente outras. É a velha forma do imperialismo novamente em voga.
Quando vemos a aproximação dos Estados Unidos com Cuba, por exemplo, vemos com bons olhos, afinal, toda uma gente estava saindo prejudicada diante do radicalismo de seus dirigentes, mas não criemos, de agora em diante, nova relação de dependência. Respeitemos os interesses de parte a parte e construamos uma relação segura e igualitária, aí sim haverá progresso sustentável.
Estas advertências se tornam necessárias nos dias de hoje para alertar que o progresso mundial não pode se fazer mais nas bases estabelecidas até aqui. Há que haver solidariedade entre os povos. Cada um deve ganhar o seu quinhão, mas sem humilhar o outro. Os pequenos devem ser beneficiados da força dos maiores e não serem sacrificados e desrespeitados.
Tudo isso importa para que tenhamos paz no mundo. Quando vemos a subjugação de uma nação sobre a outra, cria-se um ambiente de desconforto e, mais cedo ou mais tarde, teremos ali um conflito que poderá levar a um confronto. Neste instante, todos perdem.
Dom Hélder, isto tudo que o senhor está falando nada tem a ver comigo. Tem - e como tem.
Você acha que o emprego que você está ou quer está vem de onde, que cai do céu? Não. Os grandes empregos são decididos, muitas vezes, bem distante dali onde são gerados. Os investidores internacionais dizem: "vou colocar meu dinheiro ali porque ali vai me render mais". Quando faz isso beneficia toda uma cadeia econômica. Do mesmo modo, quando exclui o seu País ou seu Estado natal do mapa de investimentos. Viu como esta decisão chega até você?
Tudo faz sentido. Tudo se interliga. Neste mundo moderno tudo está integrado. Tudo. É a globalização econômica e tecnológica tomando conta do mundo. Esteja ligado você também. Você não é mais cidadão do seu espaço local, apenas, é cidadão do mundo, do mundo.
Comece a pensar globalmente se quiser ter chances de estar inserido no mercado de trabalho e em obter uma vida melhor. Por isso, a preocupação com as grandes decisões internacionais porque elas batem literalmente na sua 
porta.

Atentai!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário