9.10.13

Questão 227 do Livro dos Espíritos
INSTRUÇÃO DOS ESPÍRITOS ERRANTES 
 
Os espíritos errantes, se ajustam em uma escala muito grande, porém, muitos já estão despertos para o aprendizado, mesmo que seja com os homens mais abalizados, no que tange às leis universais. Eles se instruem na vida espiritual em cursos intensivos e no próprio trabalho em colônias espirituais, bem como junto aos homens instruídos da Terra. Assistem muitos congressos dos seres humanos, anotam coisas e se interessam todas as inovações que se fazem no planeta. 
Assistimos a muitas reuniões humanas, onde tomam parte grupos de espíritos com intenções elevadas de aprender com eles. Isso é muito nobre aos olhos dos benfeitores do mundo espiritual. 
Mas há espíritos errantes, sem a maturidade devida, que não se interessam pelo progresso e, pela sintonia, se acham ligados a almas da mesma índole, onde escapa o interesse de servir e aprender. 
Quando falamos que a Terra é uma universidade de Deus, é porque nela se encontram grandes almas que vieram trazer a luz do saber e a prática do amor. Basta observar atentamente que as lições elevadas se encontram em toda parte. O espírito sopra onde quer que seja, diz o Evangelho de Nosso Senhor. 
É facil reconhecer o espíito encarnado que tem a missão de ajudar; ele é sempre afável, desprendido, e consubstancia sua vida no ambiente do amor e da caridade. Mesmo que esse homem não tenha escolaridade, o que corresponde a diplomas, ele irradia virtudes que agradam e confortam a quem pode observar. 
A Terra é, pois, uma cópia pálida do mundo espiritual. As almas que têm olhos para ver, encontram celeiros de bênçãos no que diz respeito à instrução, e os que têm ouvidos para ouvir, acumulam dádivas imensuráveis na consciência, onde pode e deve participar o coração. 
Muitos almejam estadia em colônias esprituais, das quais têm notícias pelos livros mediúnicos, e se esquecem de que a Terra é uma dessas colônias, de valores indescritíveis, onde as coisas louváveis existem com abundância. Depende da busca ou, se desejarmos entender com o Evangelho, do buscai e achareis. 
O espírito benévolo tem mais facilidade de compreender as leis naturais que a Divindade escreveu dentro e fora das consciências com letras de luz. Jesus Cristo foi e é um sol para toda a humanidade. Ele é a misericórdia de Deus para as criaturas; é a própria voz de Deus a nos convidar para a iluminação mais rápida. Ele deixou para todos, preceltos que despertam os valores espirituais, fazendo-nos interessar pelo amor mais puro e pela caridade mais nobre. 
A Doutrina dos Espíritos é um posto avançado do mundo espiritual no planeta, porque consola aos que sofrem e instrui os que ignoram a verdade. Os espíritos que se encontram encarnados e aceitam o consolador prometido têm mais facilidade para se prepararem- em toda a verdade, de modo que, ao retornarem ao mundo espiritual chegam lá com algo a mais no coração e muito mais tranqüilidade na consciência. 
Quem se encontra na Terra, movendo-se em um corpo de carne, que agradeça a Deus pela oportunidade valiosa, e faça tudo para compreender as leis que regem o campo fisiológico, conservando-ocom saúde e bem-estar. Quando mais tempo viver no campo da carne, mais possibilidades terá o espírito de aprendizado. Aquilo que ele já conhece para o seu equilíbrio, passará para os que ainda não sabem. Esse é um dos deveres do espírito em marcha para a luz: trocas de experiências, fortalecendo o aprendizado.
 

Livro: Filosofia Espírita - V - João Nunes Maia - Miramez

Nenhum comentário:

Postar um comentário