5.6.13

Questão 210 do Livro dos Espíritos.
 EFICÁCIA DA ORAÇÃO
 A oração muito pode na engrenagem da vida humana e mesmo divina. Ela comanda e purifica os nossos sentimentos, nos dando forças nos momentos de fraqueza.
 A oração é dotada do dom de sublimar na área humana.
 No entanto, em muitos lugares não cabe à oração interferir. No caso da pergunta 21O, em "O Livro dos Espíritos", ela não pode mudar a necessidade do espírito e a vontade de Deus, em fazer renascer um espírito inferior em uma família para o devido aprendizado. Se assim acontecer, para onde irão os espíritos que ainda não atingiram o esclarecimento necessário para o seu despertamento espiritual?
 A oração, neste caso, pode ajudar muito, mas, não muda a vontade de Deus; o espírito inferior nasce, porém em condições melhores, devido à força da prece dos pais. Deve-se sempre orar, cultivando a caridade, fazer o culto do Evangelho no lar, porque os que retornam à carne, encontrando este ambiente, sentem a felicidade e a esperança nas suas novas lutas, e podem, com isso, precaverem de muitos males. Plantemos a semente do amor que colheremos os frutos da fraternidade. Nada se perde, não nos esqueçamos desta verdade, e o bem, esse é eterno. Ele se irradia buscando, com valores acrescentados, a fonte geradora.
 As necessidades dos nossos irmãos inferiores, de voltarem à Terra, são maiores mesmo que as dos espíritos de alta estirpe. Como iremos ajudar pela força e eficiência da caridade aos que não precisam da nossa ajuda? Os doentes são os que precisam de tratamentos, e com urgência.
 Os maus filhos são realmente uma provação para os pais, dando oportunidade para os mesmos de ressarcirem velhos débitos e a obrigação de quem deve é pagar com alegria, senão com amor. Nunca queiramos mudar as coisas que não podem ser mudadas. A justiça divina não erra na sua computação, em qualquer lugar do universo. E quem procura andar na justiça está se abeirando à lei do amor, e sentindo seu perfume que se alojará no coração.
 Tanto o pai quanto a mãe devem emprestar aos filhos, em geração, bons pensamentos, boas idéias e sentimentos puros, porque eles se encontram ligados aos pais por fios invisíveis, mas reais, e passam a pensar do mesmo modo que seus genitores. É nesse sentido que a oração é bem mais valiosa, porque anima e dá esperança aos que estão chegando, por vezes com grandes promessas de renovação. Ajudemo-los pelo proceder, ajudemo-los pela conduta em Cristo, que os seus caminhos iluminar-se-ão de forma a aliviá-los dos males que os esperam em estradas de que as vezes não se recordam.
 Os pais devem se lembrar da brida da disciplina e não se esquecerem da oração todos os dias, que ela os livrará de muitos males, porque é o filho pedindo ao Pai, e Jesus já disse: "Pedi e obtereis". Os filhos, sejam eles quais forem, são flores de Deus nos caminhos humanos. Façamos o que pudermos na educação destes espíritos porque, em primeiro lugar, eles são filhos de Deus.
Vai chegar a nossa vez de sermos filhos novamente, e somente colheremos o que plantarmos agora. O futuro é uma oportunidade preparada no passado, que não erra o endereço do necessitado que a fez; essa é a lei da Justiça e do amor.
 Não queiramos, portanto, escolher apenas espíritos angélicos para renascerem em nosso meio familiar. Oremos sempre por aquele que deve vir por vontade de Deus, que a assistência de Jesus nos fará felizes.
 
Livro: Filosofia Espírita V - João Nunes Maia - Miramez

Nenhum comentário:

Postar um comentário