24.6.13


Democracia Ativa

Nas esquinas, nos bares, em todos os lugares deste País só se fala numa coisa: as passeatas.
Todos estão perplexos com o que está acontecendo e, ao mesmo tempo, maravilhados. Tirando, logicamente, meia dúzia de incautos, de destruidores do patrimônio alheio, tudo é uma tremenda festa democrática.
Que alegria ver nas ruas o povo de Deus a reivindicar os seus direitos. Como é bonito ver gente de todos os tipos ir as ruas para pedir paz, erradicação da corrupção, mais verba para saúde e educação e tantas outras causas nobres para a realidade do povo brasileiro.
Vejo no semblante de todos um olhar de esperança. É a nossa juventude, em sua maioria, sendo despertada para sua realidade social. Que maravilha ver uma manifestação pacífica, sem ódios, e cheia de patriotismo, cheia de nacionalismo, não aquele radical, mas de amor ao seu País.
É muito bom ver a juventude novamente nas ruas, andava com saudade disso. Os jovens estavam enfurnados em boates, dispersos, mas agora não, eles estão juntos a reivindicar melhores dias para toda a gente.
Ah! Que maravilha ver a cara dos políticos do País com tudo isso que está acontecendo. Eles estão atônitos sem saber o que fazer e o que dizer. Sabem que não cumpriram o seu dever moral de representar bem o povo e é, por isso, que a população está pegando de volta o mandato que lhes concedeu.
É claro que tudo isso precisa de um freio de arrumação. Não é possível mais ver tanto descaso com o dinheiro público. Não se pode ver mais tanto sofrimento de nosso povo sem condições de viver com dignidade.
Isto é tudo um começo.
Eu disse que o mundo vai mudar, vai mudar, vai mudar...mas poucos estavam prestando atenção e olha aí uma amostra do que virá. O mundo vai virar de ponta cabeça, não é assim que se diz?
As velhas estruturas estão por demais ultrapassadas e exigem renovação imediata. Eu aqui já arrumei as minhas tralhas mentais e joguei fora e você o que está fazendo com o lixo mental que ainda inferniza a sua mente?
Quando cito estas coisas eu falo das ideias novas que devemos colocar neste novo mundo que se inicia. Não é simplesmente uma reciclagem de ideias, é uma completa varredura no que fazíamos para colocar algo absolutamente novo, inédito.
As novas ideias que falo diz respeito ao novo mundo que se constrói. No caso da política, a democracia ativa é uma novidade que veio para chegar e não é somente aqui no Brasil. Na Europa já se respira esta nova realidade há bastante tempo e não vai parar por aí.
Os políticos, meus amigos, terão que ser representantes, de fato, do povo, mas o povo terá mais condições de mudá-los e não apenas esperarão por quatro, cinco, seis anos, o que seja, até porque o povo irá monitorar as ações dos seus representantes 24 horas e se sair do que a maioria pensa os tirarão imediatamente.
Democracia ativa representa um novo conceito de política para os dias atuais, mas nada diferente daquilo que já se exercitava na velha Grécia de Sócrates e Platão. É o recomeço em novas bases, agora com a ajuda da tecnologia e em dimensões inimagináveis por aqueles filósofos do amanhã.
Muita coisa vai mudar e eu vou monitorá-los de informação do lado de cá da vida. A política é apenas uma face destas mudanças transformacionais.
Não vai parar, não vai parar...
Um abraço,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário