14.8.17

Embriagado de Paz

O que buscas, meu irmão?
A paz, seria então?
Eu não sei se sabes bem, mas eu estou aqui para te dizer que a paz que pretendes encontrar não está distante não.
Se desejas, de verdade, ter a paz, não há outro lugar a procurar senão no próprio coração.
Eu já viajei para muitos lugares. Já estive no Himalaia e até no Ceilão. Percorri as estradas de Damasco até Jerusalém. Fui encontrar com Jesus nas bandas da velha Palestina. Viajei para o outro extremo do mundo a procurar aquilo que estava na minha mão.
Eu sei que a nossa tendência natural é tentar encontrá-la em algum lugar ou com alguém. Parece mais que a paz é joia tão preciosa que poucos possuem o prazer de obtê-la. Mas não é isso não.
A paz, logicamente, pode ser encontrada nos mosteiros, nos seminários e até nos terreiros. Sim – e por que não?
A paz deve estar em todo o lugar, acessível a quem a ela queira possuir. Se é assim que deve ser, a paz não poderia estar senão no imo de cada coração.
Eu viajei e a encontrei em diversos lugares porque em cada um deles estava alguém lá com ela.
Ao se manifestar para mim, que a possuía, como que como uma divina provocação, promovia a paz que em mim adormecida estava.
É por isso que é comum dizer-se de muitas pessoas: “Quando estou perto dela sinto invadir imensa paz em minh’ alma”.
Ora, meus queridos! Isto é a pura realidade. A paz, quando é verdadeira, real, ela não cabe em quem a possui e se esvai naturalmente para o outro que se sente como que embriagado por ela.
Ah! O dia em que todos nós formos surpreendidos com porres homéricos de paz.
Já imaginou, a humanidade inteira embriagada de paz?
Que tontura graciosa na alma. Tonto de tanta paz.
Acho que não demora esse dia chegar, meu irmão.
- Mas quando será, Dom Hélder¿ Está tão perto assim?
Claro que está! Eu já pressinto muita gente sendo envolvida por ela e quando menos dermos conta, ela absorverá o pensamento e o sentimento de milhões e milhões.
Não foi Nosso Senhor Jesus Cristo que nos disse que felizes serão os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus?
Eu quero estar neste dia em que a paz baterá à porta de toda a gente.
Eu quero estar no dia em que os povos se juntarão como um só.
Eu quero ver a humanidade inteira se tratando como se fossem irmãos, porque é isto que somos, por Deus e por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Eu quero ter a paz de Jesus que não é uma paz qualquer daquela que se supõe encontrar nas esquinas da vida.
Eu quero a paz de Jesus que me transcenderá de vez para perto do Pai Celestial.
O homem sente-se atraído pela paz. Sente-se feliz quando a vislumbra em si mesmo porque esta é a nossa natureza primeira. Somos seres da paz.
Enquanto este dia grandioso não chega, cuidemos de fazer bom uso da paz que já conseguimos edificar no nosso coração que se transfere para nosso irmão de caminho.
Eu quero a paz de Jesus e a desejo igualmente para você, meu irmão.


Hélder Câmara Blog - Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário