344 –O “amar ao próximo” deve ser levado até mesmo à sujeição, às ousadias e
brutalidades das criaturas menos educadas na lição evangélica, sendo que o
ofendido deve tolera-lo humildemente, sem o direito de esclarece-las,
relativamente aos seus erros?
-O amor ao próximo inclui o esclarecimento
fraterno, a todo tempo em que se faça útil e necessário. A sujeição passiva ao
atrevimento ou à grosseria pode dilatar os processos da força e da
agressividade; mas, ao receber as suas manifestações, saiba o crente
pulveriza-las com o máximo de serenidade e bom senso, a fim de que sejam
exterminada em sua fonte de origem, sem possibilidades de renovação.
Esclarecer é também amar.
Toda a questão reside em bem sabermos explicar, sem expressões de personalismo
prejudicial, ainda que com a maior contribuição de energia, para que o erro ou
o desvio do bem não prevaleça.
Quanto aos processos de esclarecimentos, devem eles dispensar, em qualquer
tempo e situação, o concurso da força física, sendo justo que demonstrem as
nuanças de energia, requeridas pelas circunstâncias, variando, desse modo, de
conformidade com os acontecimentos e com fundamento invariável no bem geral.
345 –O preceito evangélico – “se alguém te bater numa face, apresenta-lhe a
outra” – deve ser observado pelo cristão, mesmo quando seja vítima de agressão
corporal não provocada?
-O homem terrestre, com as suas taras seculares,
tem inventado numerosos recursos humanos para justificar a chamada “legítima
defesa”, mas a realidade é que toda a defesa da criatura está em Deus.
Somos de parecer que, agindo o homem com a chave da fraternidade cristã,
pode-se extinguir o fermento da agressão, com a luz do bem e da serenidade
moral.
Acreditando, contudo, no fracasso de todas as tentativas pacificas, o cristão
sincero, na sua feição individual, nunca deverá cair ao nível do agressor,
sabendo estabelecer, em todas as circunstâncias, a diferença entre os seus
valores morais e os instintos animalizados da violência física.
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