1.5.17

Realidade das Coisas

De onde vem todas essas coisas que vemos por aí nas ruas e na mídia?
Há um discurso oficial, falso muitas vezes, e há um discurso real, crítico, na maioria delas.
Não é que um seja certo e o outro automaticamente errado. Há verdades lá e cá, há abuso, de um lado e de outro. O que prego é a conversa sincera, sem subterfúgios e sem interesses mesquinhos.
O que penso é que todos devem lutar por um mundo melhor, mais justo, mais igual, mais próspero para todos.
A realidade, porém, é fictícia, sobretudo se vem com o carimbo oficial dos governos que naturalmente somente enaltecem as coisas boas que imaginam fazer pelo povo.
Outro modo também é afirmar que tudo que vem de uma suposta vontade popular condiz com a razão. Há, igualmente, interesses envolvidos que sujam o âmago das causas defendidas.
Portanto, se não houver uma trégua nas máscaras tudo que vai acontecer chama-se jogo de cena.
Não venham me dizer aqui que debandei de lado somente porque virei espírito ou que seja um equívoco do médium. Nem uma coisa nem outra. É que quando largamos do radicalismo puro podemos ver com mais nitidez a realidade das coisas.
Uns se dizem os bons – completamente não são.
Outros se dizem os inovadores – muitos querem ver tudo sempre como está.
O discurso, maioria das vezes, atende a um propósito. Para entendê-lo melhor é necessário ler tudo nas entrelinhas. Há muito que não é dito, mas é o feito.
Compreendam, irmãos, que há humanos em todos os lados. Sujeitos complexos, cheios de interesse muito diversos.
Encontrar um meio termo a tudo é desafio dos grandes, mas certamente não tem lugar quando se está num embate afiado que se exige estar em um dos lados.
É esta a realidade que passa o Brasil e outros países que se perdem nas suas questiúnculas internas e não sabem direito para onde ir.
Manter o equilíbrio nesta hora exata é difícil, mas indispensável.
O povo precisa pensar melhor. Os políticos devem voltar, a sua maioria, a conjugar o verbo participar com aqueles que os elegeram.
E é assim o embate da vida. Certos e errados são todos uma questão de perspectiva, embora possamos tomar posição diante daquele que se investe de beneficiar a maioria – a princípio.
Tudo possui seus dois lados. Pesquisemos antes de tomarmos as nossas decisões fundamentais.
O Cristo a tudo vê e corrige, de seu modo santo, os exageros cometidos, mas deseja ação de todos nós na direção do bem e da paz.
Assim seja!
Helder Camara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário