8.5.17

Ação Libertadora

Quando vejo as crianças na rua pedindo esmolas, fico imaginando o que deveríamos fazer ainda mais para tirá-las daquela condição. É tudo muito pueril, devastador, porque isto diz respeito a nossa própria incapacidade de ficarmos inconformados com uma situação.
Deus não quer isso, Deus quer uma ação libertadora. Quer coragem cristã para enfrentar os problemas, neste caso representando simbolicamente por uma criança que está na rua e não está no colégio ou em casa fazendo algo mais interessante.
Se simbolizo a criança para lembrar de todas as misérias humanas neste instante é porque se não damos a devida dignidade a partir da infância, como poderemos imaginar que o mundo será diferente amanhã?
Tudo começa quando a pessoa é uma criança. É nesta idade que ela deve receber todo o amor dos pais, toda a atenção da sociedade, para que ela possa crescer com uma cabeça boa, com saúde, com alegria de viver.
É fundamental dar o melhor que se possa a uma criança porque quando ela crescer, quando ela se tornar gente grande, ela terá todas as condições possíveis para continuar a fazer diferente para as gerações seguintes.
O raciocínio é muito simples e muito fácil. Eu invisto tudo que tenho agora na criança. Dou a ela carinho, dou a ela amor, dou também a ela educação de primeira qualidade e isto envolve dar a ela princípios morais sólidos e edificantes.
E assim, quando ela crescer, quando se tornar “gente de verdade”, pessoa adulta, senhora de si, ela vai continuar fazendo o que aprendeu desde cedinho, ajudar as gerações que chegam como ela foi ajudada.
É este corte fundamental, que envolve toda a sociedade, que faço aqui uma clamação: vamos salvar a sociedade começando a salvar as nossas criancinhas.
Ora, meu povo, isto não é novo, não é original, nem também é uma ficção, isto é realidade para muitas nações que um dia tomaram a grande decisão social de dar um basta à miséria e a pobreza investindo tudo que tinha na geração seguinte. E não há investimento maior do que investir em uma educação de contornos integrais.
Já fui muito ligado às coisas da educação e continuo sendo no lado de cá da vida e posso garantir que ainda não se inventou outro modo mais eficiente do que a transformação pela educação.
A educação em si, como bem dizia e diz meu querido Paulo Freire, a educação não transforma a sociedade, a educação ajuda a transforma uma pessoa e as pessoas juntas é que fazem uma sociedade diferente desta que está aí.
A educação funciona, meus queridos irmãos, como o principal elemento para uma ação libertadora do ser.
Por isso, que Jesus na sua infinita sabedoria nos assegurou que ao conhecermos a verdade ela haveria de nos tornar livres. Livres, livres, livres, sobretudo, da nossa própria ignorância. E, ao saber das coisas, nos libertaríamos definitivamente de tudo aquilo que desejasse nos aprisionar.
É por aí, meus irmãos!
Que Deus nos abençoe!


Helder Camara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário