23.10.16

Nossos conceitos de paz

    Tento a consciência tranquila teremos paz

    Não conseguimos, ainda, atingir o estado de serenidade que objetivamos porque nos equivocamos nos conceitos e nas ações para a construção de um mundo melhor, mais fraterno, mais justo.
    A paz para nos é um estado de inércia, de ausência de lutas e conflitos, quando todos pensarão da mesma maneira, terão os mesmos recursos e serão igualmente felizes.
    Se mais bem conhecêssemos as leis de Deus, compreenderíamos que essa situação e impossível porque cada um está um estagio de entendimento e para cada um os valores são diferentes. Logo impossível falarmos todos a mesma linguagem sem nos chocar ou conflitar com a opinião do outro.
    A paz nada mais é do que o reflexo da consciência tranquila. De nada adianta a ausência de guerras exteriores se os homens estão com seus íntimos fervendo como vulcões prestes a entrar em erupção.
    Para nos a paz se assemelha a situação de um cadáver. Despreocupado, improdutivo, deitado e sem metas a atingir. A paz dos inanimados.
    Mas essa paz não nos convém porque desejamos crescer e realizar nossas vontades. Para muitos vontade de ter coisas. Para alguns, vontade de ser melhor.
    Por que reencarnamos se não for para progredir? Somos um espírito eterno, mas a perfeição eh construída parte a parte, ponto a ponto, dia a dia, E em cada reencarnação aumentamos um pouco nosso tamanho espiritual.
    Nas caminhadas pela paz, se vista de branco por fora e por dentro. Nas Passeatas, não incomode o semelhante, não grite em desrespeito a sociedade, nem atravanque as ruas, tumultuando a vida da sua cidade. Não pense que o mundo deve parar para assistir ao seu desfile pela paz, quando você age como um dos mais belicosos seres do planeta.
    "A Paz do mundo começa em Mim", já diz o cancioneiro pernambucano Nando Cordel. Mas ele completa ainda na primeira estrofe: "Se eu tenho amor, com certeza sou feliz. Se eu faço o bem ao meu irmão, tenho a grandeza dentro do meu coração. Chegou a hora de a gente construir a paz; ninguém suporta mais o desamor".
    Essa e a receita para a paz no mundo. Entendimento e fraternidade entre as pessoas, respeitando a forma de ser de cada um. Suas preferências, suas tendências e vocações porque cada um de nos e uma individualidade e não formamos uma boiada que, sem vontade própria, e conduzida pelo tropeiro.
    Construamos primeiro a paz dentro de nos. Ai teremos o que oferecer. Caso contrario, não seremos cristãos e tudo será festa e demagogia.


Otavio Caumo Serrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário