7.3.16

Liberdade e Responsabilidade

- Jovem, o que faz hoje você pelo seu amanhã?
- Ah, Dom Helder, eu tenho muito tempo na vida, por que me preocupar com isso agora?
- Porque o amanhã chega logo, meu caro, mal a gente vê e ele já bate à nossa porta.
- Quero pensar nisso agora não, Dom Helder. Quando o futuro chegar eu me preocupo com isso.
- Pois muito bem, então o que você faz no seu hoje?
- Eu brinco, eu me divirto, eu vivo a vida. Tem tanta coisa que a vida nos oferece que eu não vou ficar em casa sem fazer nada, eu vou é ser feliz.
- Muito bem, mas o que te faz feliz?
- Viver a vida é dançar, é cantar, é beber, é fumar, é se sentir livre para fazer o que quiser.
- E as consequências disso são favoráveis para o seu amanhã?
- Creio que sim, Dom. Quando o futuro chegar vai me encontrar feliz.
- Mas não é importante medir cada coisa que a gente faz? Por exemplo, dançar é bom, cantar é bom, beber pode até ser bom, mas pode não ser bom beber demais.
- Não vejo isto muito não. Ora, se o momento é para beber, eu vou beber, cada coisa a seu tempo. Eu não posso ficar por ai medindo o que faço ou deixo de fazer. O importante é viver a vida em sua totalidade.
-O que você guarda para seu amanhã é resultado do que você faz hoje?
- Sim, claro que é.
- Então você está me dizendo que, embora você goste de viver plenamente o momento, o que ele te dispuser, você tem consciência que o bom ou mau uso do tempo que fizer agora vai te levar a consequências no futuro?
- É sim, Dom. Se a gente ficar pensando em cada coisa que vai fazer acaba não vivendo.
- E se você fizer algo que vai se arrepender?
- Então eu conserto depois.
- Afinal, você tem tempo...
- Isso mesmo!
- Meu filho, não estou aqui para dizer o que é certo ou errado, eu nem sei direito. O que eu sei é que eu preciso me amar e preciso respeitar o outro na sua forma de se amar. Gostaria apenas de deixar uma palavra de um velho: você pode até fazer o que te der na cabeça, mas saiba que você será sempre responsável pelos seus atos.
- Tudo bem, Dom Helder, vou pensar nisso.
- É, liberdade vem sempre acompanhada de responsabilidade. Lembre-se sempre disto.
- Vou lembrar, Dom, vou lembrar.
- Um abraço, meu filho.
- Um abraço, Dom.

Dom Helder Câmara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário