24.5.13


Não há Igreja sem Povo

O novo Papa Francisco começa a sua jornada. Ultimamente, fala-se muito dele. Há uma expectativa enorme em torno de seus passos, nós também. Querem que ele faça muita coisa e ele fará, torço eu, mas ele já está fazendo.
A Igreja não é mais distante do povo. O Papa Francisco está indo ao encontro do povo, basta ver quando ele sai nas ruas do Vaticano, é ele quem busca o povo e não poderia ser diferente.
Jesus nos ensinou isso, a irmos ao encontro do povo. Todo sacerdote deveria ser assim, está no meio do povo, ser um com o povo, ser o próprio povo. Não há igreja sem povo.
Quando saímos da nossa pompa, de uma autoridade que na realidade não temos, e nos misturamos ao povo, nós da Igreja aprendemos mais. Quando, porém, passamos a pensar pelo povo, então nos desviamos da nossa finalidade precípua. Podemos raciocinar com o povo, mas jamais pelo povo.
Jesus ficou no meio do povo e falou a sua linguagem. Tudo que dizia era aquilo que o povo queria ouvir, tanto que seus exemplos eram baseados na realidade popular e, assim, era mais fácil de ser compreendido.
O Papa Francisco já vivia no meio do povo em sua Buenos Aires, então não será de agora que vai se enfurnar dentro dos gabinetes do Vaticano. Se ele fizesse isso se sentiria mal e ele não vai se permitir de amarrar à burocracia do Vaticano, tenho certeza disso.
Sua coragem será indispensável nos dias que virão. Menos as reformas que se espera dele – que fará algumas – bem mais, porém, as suas posições firmes diante de tempos turbulentos que chegarão. Esta será a marca do Papa Francisco, é só esperar.
Torcemos por ele e que Deus o abençoe em sua caminhada peregrina.
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário