16.5.13


A Palavra

A palavra traz a verdade, mas também pode trazer a mentira, tudo depende do que se fala. Devemos, todos nós, nos preocuparmos com aquilo que dizemos. Nossa palavra tem força, tem altivez, tem sentido, tem energia, portanto, é bom se preocupar com aquilo que se fala.
Uma voz que grita pode ser para alertar por algo que se deve fazer. Muito bom. Mas há outras vozes que gritam para menosprezar, diminuir, ignorar. Não, este grito não é bem-vindo e, em vez de unir, separa, destrói, desgraça.
Que sua palavra seja sempre de construção. Construção no bem, meu irmão. Aquele que fala querendo edificar ganhará imediatamente aplausos dos céus porque estará falando como Deus falaria aos Seus filhos.
Falar é ato nobre e deve ser pensada cada palavra que se diz, pois palavra, repito, tem força. Quando falamos com a verdade, então, não há como segurá-la. A verdade, por si só, já é forte, e quando transformamos esta verdade numa expressão oral, ela arrebenta qualquer barreira do cinismo, da mentira, da hipocrisia. Vejam a Jesus, por exemplo, sua palavra possuía autoridade. Quando falava, todos paravam. Paravam porque a sua voz transmitia a palavra do Criador. Envolvia a todos, paralisava as gentes para escutá-lo. Por que você não pode fazer o mesmo? As palavras para terem força necessitam que sejam carregadas de coerência por aquele que fala. Pense bem nisto.
Ao falar, transmitimos coragem para uns.
Ao discursar, evocamos novos comportamentos a outros.
Ao declamar, evidenciamos a beleza da palavra na construção das coisas.
Meus queridos irmãos, que sua palavra, como disse o Nosso Senhor Jesus Cristo, seja sim ou não, nunca talvez. A palavra firme é aquela contagia. A palavra que titubeia é aquela que leva a dúvida. É isto que Ele queria dizer, penso eu.
Pois bem, faça do exercício da palavra a busca constante da perfeição no melhor dizer das coisas. Dizer a palavra certa na hora certa para a pessoa certa. Tudo de bom.
Fique em paz e até outra oportunidade, se Deus quiser.

Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário