NA AÇÃO DA CARIDADE A
MEDIUNIDADE SE AGIGANTA
Também não tem a mediunidade a função
de descobrir tesouros ocultos, heranças, pessoas desaparecidas.
Afirmou Kardec com estas palavras: A
função da mediunidade é promover o progresso da humanidade. Mas não é porque
ele o disse, é porque os Espíritos superiores assim elucidaram. A mediunidade
tem uma função muito mais nobre do que encontrar a pedra de brilhante que se
perdeu e a gente quer achá-la.
Pode ocorrer que Espíritos ociosos e
brincalhões digam, mas será sempre através de um fenômeno frívolo e fútil de
uma mediunidade que está em mãos boas e más, correndo o perigo de permanecer
nas negativas.
Dessa forma, cabe ao médium
aplicar-se à consciência da finalidade da tarefa, dedicando-se à lei mais alta
da criação, que é a Lei do Amor personificada na Caridade.
Toda moral de Jesus se resume na
caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes, contrárias ao egoísmo e ao
orgulho. Em todos os seus ensinos, Ele aponta essas virtudes, como sendo as que
conduzem à eterna felicidade. (Fonte para estudo: O Evangelho Segundo o
Espiritismo, cap. XV)
A sua ação de caridade é efeito
natural de sua moralização. Só as pessoas moralizadas praticam a caridade. As
pessoas não moralizadas têm crises de filantropia, têm explosões de
generosidade, têm momentos de altruísmo, mas não têm a ação da caridade, pois
que essa exige abnegação, renúncia, devotamento, compaixão, sentimento
solidário, mas só quem tem controle moral sobre imperfeições é que pode reunir
essas qualidades morais. Daí a moralização precede à ação da caridade, fazendo
com que os Espíritos bons passem a amar aquele instrumento que é dúctil e
maleável às boas tendências.
O médium que se dedica ao exercício
da caridade, realiza mister relevante. Não é necessário salvar o mundo, basta
salvar-se a si mesmo e salvar a pessoa mais próxima que está perto dele, uma
pessoa que está dentro de casa, porque há pessoas que querem salvar a
humanidade inteira e são verdadeiros tiranos dentro do lar, odiando a todos.
Não exercem o primeiro dever, pois o
próximo, é o ser que está mais perto de nós, dali partindo para a Humanidade.
Quem não ama aos seus, aos outros
jamais amará. Terá paixões, terá entusiasmo e decepções. Depois a frase é de
Jesus: "Quem não ama a quem vê, como poderá amar a quem não vê? Se não vos
amais a vós mesmos que vos vedes, como amareis a vosso Pai a quem não
vedes." Pode haver maior força de lógica? (Fonte para estudo: O Evangelho
Segundo o Espiritismo, cap XI)
Daí, é necessário que o exercício da
caridade paute a nossa vida, não só dos médiuns, mas de todas as criaturas, e
do médium em particular, por ser ele alguém aquinhoado com recursos que a
outrem falte.
Todas as pessoas são médiuns, alguns
com mais amplas possibilidades, como todo mundo normal tem inteligência, mas há
uns que têm uma memória excelente. Há em quase todos nós a presença da
mediunidade e em alguns, características mais acentuadas. Equivale dizer que se
todos nós exercitarmos a mediunidade, aumentá-la-emos no seu grau de percepção.
Há pessoas que não têm capacidade
para escrever, mas fazendo exercícios, terminam, por automatismo, escrevendo.
Há pessoas que não têm capacidade para cantar, educando a voz conseguem alguma
harmonia. Assim também é a mediunidade; exercitando, a pessoa logra realizar o
mister para o qual a mediunidade está presente.
Mas na ação da caridade a mediunidade
se agiganta. É lamentável ver que médiuns que começam com grande entusiasmo,
emulados pelo ego, depois se desencantam até no exercício do passe. Isso não é
bom. Apesar de suas dificuldades momentâneas ou pequenos distúrbios, não devem
abandonar a tarefa. Devem esforçar-se para manterem-se em condições de aplicar
o passe, pois quem é veículo do perfume, terminada a ação, fica perfumado.
Há um modo muito cômodo entre os
espíritas: pedirem para que nós oremos por eles. Jesus recomendou que o
fizéssemos, mas desde que ele ore por si. "Ajuda-te a ti mesmo, que o céu
te ajudará." (O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap XXV)
A oração é um estado de comunhão com
Deus e o médium acaba por viver esse estado de comunhão com Deus, através dos
bons pensamentos, que são a melhor técnica de oração. Mas, como a oração é a
arte de se abrir a Deus, a ação é o efeito da prece. (O Evangelho Segundo o
Espiritismo, cap.
XXVII)
FONTE: Site Consciência
Espírita por Divaldo Franco
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