2.9.15

ENTREVISTA COM FERNANDO DE LACERDA, MÉDIUM PORTUGUÊS DA OBRA “DO PAÍS DA LUZ”

- Fernando, inicialmente, precisamos agradecer-te pela cortesia em receber-nos em terras lusitanas, dizendo-te de nossa admiração pelo trabalho que, na condição de médium, deixaste como legado aos espíritas de todo o mundo.
- Se há agradecimentos a fazer, eles, evidentemente, me pertencem, porquanto o Brasil foi a pátria que, de maneira generosa, me acolheu quando, por razões já superadas, tivemos que atravessar o Atlântico, buscando outras plagas.
- Sabemos, no entanto, que, no Brasil, não encontraste, da parte dos companheiros de Ideal, o apoio que esperavas encontrar.
- Não obstante, tive o que necessitava e o que merecia. Creio hoje que jamais deveria ter saído de Portugal, pois a tarefa que me estava designada cumprir estava e continua aqui, aonde, de acordo com os Desígnios Superiores, pretendo regressar.
- E voltar, ainda na condição de médium?...
- Caso o Senhor assim mo determine, não hesitarei em retomar a liça mediúnica, que, intimamente, apenas me proporcionou bênçãos e alegrias. Aqueles momentos de contato com os Amigos Espirituais, que se manifestavam pelas nossas faculdades, foram os melhores de minha pobre existência em minha última romagem terrestre.
- Mágoas?!...
- Absolutamente! Nenhuma! Gratidão e reconhecimento – eis o de que está repleto o meu coração.  A luta sempre é muito árdua, contudo, se o Divino Mestre a ela não se esquivou, quem somos para a ela nos esquivarmos?!
- Acreditas que as obras de tua lavra mediúnica estejam sendo aproveitadas quanto deveriam?! De paralelo ao seu inegável conteúdo espiritual, no campo da literatura elas são um primor – páginas assinadas por Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Alexandre Herculano, Victor Hugo, Antero do Quental, João de Deus... Inclusive, Allan Kardec, em 1907! Confesso que, ainda no corpo, eu me deleitava com tais comunicações – e mais que deleitar-me, instruía-me!...
- Com a tua permissão, responderei a esta questão com as palavras que o Apóstolo Paulo grafou em sua Primeira Epístola aos Coríntios, capítulo 3, versículo 6: “Eu plantei, Apolo regou, mas foi Deus quem deu o crescimento.” – aliás, sempre quem dá o crescimento é Deus! Ainda, se me consentes resposta mais longa, recorro às inspiradas palavras ditas por Gamaliel, em “Atos dos Apóstolos”, 5 – 38, quando tomou, diante do Sinédrio, a defesa dos cristãos: “... afastai-vos destes homens e deixai-os seguir em paz. Pois, se a obra ou o propósito deles for de origem meramente humana perecerá. Se, todavia, proceder de Deus não conseguireis jamais impedi-los...”
- Como avalias o chamado Movimento Espírita, na atualidade?!
- Obra dos homens, feita para os homens, e, como é natural, passível de erros e acertos – infelizmente, por vezes, mais erros do que acertos. Todavia, sou de um tempo em que os adversários da Causa a combatiam de fora para dentro, e não de dentro para fora.
- Alguma recomendação de tua parte aos nossos irmãos de Ideal, que pugnam por um mundo melhor?...
- Que continuem lutando, porquanto a luta, na superação de nós mesmos, está apenas começando! Que combatam, principalmente, o personalismo em si – esse monstro devorador dos espíritos mais bem intencionados, mas ainda não suficientemente determinados na conquista da verdadeira grandeza.
- Ainda há pouco, conversando contigo, disseste algo que me soou como benéfica advertência... O problema maior do Espiritismo?...
- Ah, sim! Trata-se de um pensamento meu, e não sei se poderá ser útil aos nossos confrades. Dizia-te que, segundo minha limitada observação, o problema maior do Espiritismo, na atualidade, está no lado detrás da mesa, e não no lado da frente, junto ao público...
- Poderias, neste sentido, esmiuçar o teu pensamento?...
- Creio que o Espiritismo vivenciado para cá da mesa de reuniões, nos Centros Espíritas, seja um entrave ao avanço de sua Mensagem Libertadora, pois, então, o Espiritismo deixa de ser Consolador, para ser Dogmatizador! Desejo, porém, efetuar ressalvas, porque, felizmente, não é situação que se generalize – há exceções, e essas exceções é que ainda conseguem contrabalançar as ações que tendem desvirtuar a Doutrina de sua finalidade precípua.
- Mais uma vez, agradecemos por te colocares à nossa disposição nesta rápida entrevista. Muitos irmãos de Ideal, presentemente encarnados, andavam, como andam, desejosos de te ouvirem a palavra.
- Entretanto, lamento que, seja a quem for, eu não esteja à altura de dá-la! Espero que o I ENCONTRO INTERNACIONAL DOS AMIGOS DE CHICO XAVIER E SUA OBRA, a ser proximamente realizado em Lisboa...
- No dia 6 de setembro! E tal ENCONTRO, conforme sabes, será realizado dos Dois Lados da Vida... Haverás de ser um dos conferencistas convidado a falar ao público desencarnado – lá mesmo nas dependências da Faculdade de Medicina Dentária!
- Sim, espero que seja exitoso, porque, no que pesem as muitas dificuldades para a sua consecução, a Obra é do Cristo – não é nossa! E pertencendo a Ele, não tenho dúvidas de que, dos Dois Lados da Vida, alcançará os seus elevados propósitos.
INÁCIO FERREIRA
Porto, Portugal, na noite de 22 de agosto de 2015.

(Página recebida pelo médium Carlos A. Baccelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário