31.3.14


Pensar Bem

Como surge um pensamento?
Do nada? Claro que não. Um pensamento surge de nossas ideias, de nossas invenções interiores, de nossas elucubrações, de nossos medos e ansiedades, de nossos desejos, de nossas aspirações. Um pensamento, portanto, não surge do nada, surge de algo que está dentro e que quer se expressar, se colocar para fora.
Um pensamento tem vida, vida própria. É pungente e, às vezes, metafórico, pois guarda em si segredos não revelados completamente para nós mesmos. Um pensamento é sublime, traz em sua raiz uma vontade, uma reflexão, uma elucidação, uma conclusão.
O pensamento expressa o que somos – ou o que queremos ser. Um pensamento lembra-se do passado e projeta-nos para o futuro. O pensamento ganha asas se dermos corda a ele e pode se tornar realidade.
Por isso, preste atenção no que pensar: seu pensamento pode se tornar real. Vigie, assim, o que pensa, porque o pensamento “solto no ar” começa, pouco a pouco, a se materializar, tomar forma, mostrar-se concreto. É o “mundo das ideias” transformando-se no mundo real.
Jesus pediu-nos atenção com o que pensássemos. Lembram quando Ele falava em adultério? Peca-se já pelo pensamento.
Tome cuidado com o que pensa. Há uma multidão de pensantes e todos eles por aí jogando seus pensamentos no ar. Quando um pensamento se junta com outro se faz maior e quando são muitos na mesma direção é praticamente uma realidade. Tudo que hoje conhecemos como real aos sentidos físicos foram produtos de um pensamento.
O avião, por exemplo, que um dia foi imaginado, começou a ser desenhado pelas asas da imaginação de Santos Dumont e dos Irmãos Wright. Eles pensavam em uníssono.
As grandes invenções nasceram assim, de um mero pensamento, de algo aparentemente insignificante que vai tomando forma, crescendo, crescendo, até se agigantar-se tanto que não cabe mais dentro de nós e colocamo-lo para fora.
Pense bem. Pense legal. Pense melhor. Pense pra frente. Pense o melhor.
Um abraço,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário