3.3.14


Alegria de Viver

Estive sábado no desfile do Galo da Madrugada.
Quis ver a enorme euforia popular. Nunca me atrevi, quando no corpo físico, a ir para aquela multidão que, parece-me, a todo ano cresce mais.
Naquele mar de gente, como se costuma dizer, vi um pouco de tudo. Vi gente se drogando, vi gente roubando, vi gente se embriagando, outros se entregando aos prazeres do sexo, mas o que vi mais, o que vi abundantemente, foi muita alegria.
Meu Deus Pai, quanta alegria reunida. Quanta gente cantando feliz. Quanta gente fantasiada por fora e por dentro de alegria. Alegria de viver. Que festa maravilhosa para a alma humana.
Pais com seus filhos, namorados, famílias inteiras, amigos. Todos querendo brincar, dançar e cantar. Todos querendo se confraternizar. O ponto central era o frevo. Claro que havia diversas outras manifestações artísticas, mas o frevo era incomparável.
Esta minha passagem na Terra foi felicíssima. Nasci no meu Ceará querido, terra linda. Depois, tive a graça do Pai de ir para a Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro. E este mesmo Pai, após tantos presentes, deu-me a oportunidade de viver no meu Pernambuco.
Pernambuco emociona a alma com a sua gente. Gente que se expressa de várias maneiras, mas uma em especial: pela alegria do frevo.
Quando toca um frevo rasgado parece mais que o povo inteiro entra em transe. É uma espécie de transe coletivo de alegria.
E o bom humor...
Fantasias irreverentes faziam a todos rir. Que criatividade magistral do meu povo. Estive lá e conferi.
Conferi, também, a homenagem sincera a outro não pernambucano de alma pernambucana, o meu querido amigo e irmão Ariano Suassuna.
Que alegria do povo em homenagear e reverenciar seu escritor maior. Aquela cabeça branca já sem cabelos encarnava a alegria de todos os pernambucanos na manhã e tarde de ontem.
O frevo fervilhava no centro do Recife, o galo imponente como sempre na ponte Duarte Coelho e o povo feliz da vida.
É esta alegria saudável que o nosso Pai quer ver na face de seus filhos. Deus é felicidade e amor. Deus não é tristeza e rancor. E onde se expressam os Seus sentimentos maiores é certo que Ele está lá.
Bom carnaval ao meu povo de todo o Brasil. Brinquem, porém, com moderação. Brinquem dentro do equilíbrio. Brinquem com a alma e a emoção. Brinquem com responsabilidade.
Sejam felizes!
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário