Lei de Causa e Efeito
Curso Avançado de
Espirtismo - Capítulo 16
Lei de Causa e Efeito
Introdução A Lei de Causa
e Efeito, conhecida também com o nome de Lei de Ação e Reação ou Lei do Carma, é
uma lei natural, espiritual e universal, essencial para a evolução das
almas.
André Luiz [Ação e Reação] nos diz:
"É a conta do destino criada
por nós mesmo, englobando os créditos e os débitos que em particular nos digam
respeito. É o sistema de contabilidade do Governo da Vida."
Consiste,
portanto, nos padrões de hábito que uma pessoa estabeleceu e as repercussões
desses padrões sobre si mesma e sobre os outros.Princípios
Fundamentais
Allan Kardec examina [CI-cap VII] com profundidade a Lei de
Causa e Efeito. Através de 33 itens, ele tece inúmeros comentários importantes a
respeito.
Apresentamos uma síntese:
a) "O estado feliz
ou desgraçado de um Espírito é inerente ao seu grau de pureza ou impureza. A
completa felicidade prende-se à perfeição. Toda imperfeição é causa de
sofrimento e toda virtude é fonte de prazer." O homem sofre em função dos
defeitos que tem: a inveja, o ciúme, a ambição, os vícios sociais são as causas
fundamentais dos sofrimentos. Diz Kardec, que a alma que tem dez imperfeições,
por exemplo, sofre mais do que a que tem três ou quatro. Portanto, o único
caminho que nos levará à felicidade completa é o do esforço constante no combate
às más inclinações, através da reforma íntima;
b) "O bem como o mal são voluntários e
facultativos: livre o homem não fatalmente impelido para um nem para outro." Em
[LE-qst 645] os benfeitores espirituais afirmam que não há arrastamento
irresistível. O homem tem sempre liberdade de escolher entre o bem e o mal e
seguir o caminho da correção ou do vício. Por esse motivo, por ter escolhido
livremente a opção a tomar, ele torna-se responsável pelos seus
atos.
Emmanuel diz: "A semeadura é livre, mas a colheita é
obrigatória."
c) "A responsabilidade das faltas é toda pessoal, ninguém
sofre por erros alheios, salvo se a eles deu origem quer provocando-os pelo
exemplo quer não os impedindo quando poderia fazê-los." Perante a Lei de Causa e
Efeito não existem "vítimas". Só respondemos pelos nossos atos e jamais pelos
atos alheios. A ninguém deve o homem culpar em caso de sofrimento, a não ser a
ele mesmo, pela sua incúria, seus excessos ou a sua ambição. Quando mais de uma
pessoa vêm a cometer o mesmo erro, tornam-se todos incursos na Lei de Causa e
Efeito e, muitas vezes, deverão, juntos, repararem esse erro. Muitos casos de
calamidades coletivas, expiações de grupos ou famílias inteiras enquadram-se
nessa situação. O carma, portanto, pode ser:
. Individual: um único Espírito
está incurso na Lei;
. Familiar: quando vários membros de um mesmo núcleo
familiar estão inseridos no processo cármico;
. Coletivo: quando toda uma
coletividade comprometeu-se com a mesma falta.
d) "A alma traz consigo o
próprio castigo ou prêmio, onde quer que se encontre, sem necessidade de lugar
circunscrito." Céu e Inferno, ensina-nos a Doutrina Espírita são estados de
consciência. O primeiro corresponde a uma consciência tranquila em função do
serviço bem feito e da atitude sempre correta. O segundo existe em decorrência
da culpa, do remorso, que cria para a alma viciosa um campo magnético negativo,
através do qual as obsessões, as enfermidades físicas ou psíquicas, ou mesmo os
lances desditosos da existência vão se desenvolver. André Luiz denomina "zona de
remorso" a esta área que se estabelece na consciência do homem ante a atitude
incorreta. Segundo este autor, a "zona de remorso" será responsável pela
radiação doentia que vai infelicitar o perispírito do indivíduo, carreando para
ele uma série de possibilidades dolorosas.
______________________QUADRO VI -
Mecanismo da dor
Atitute incorreta ----> Zona de Remorso ----> Lesão
perispirítica em decorrência de radiações doentias = --> DOR FÍSICA ---->
Plasma o corpo físico enfermo --> DOR MORAL ----> Gera um campo magnético
negativo que atrai a desdita --> OBSESSÕES ----> Permite a sintonia com a
vítima
______________________
e) "Toda falta cometida é uma dívida
contraída que deverá ser paga; se o não for na mesma existência, se-lo-á na
seguinte ou seguintes."Em muitas oportunidades, as faltas cometidas numa
existência, podem ser reparadas na mesma encarnação; outras vezes, somente na
existência posterior terá a alma culpada condições de resgate; e, em
determinadas situações, serão necessárias diversas encarnações para que a dívida
seja saldada. Bezerra de Menezes [Dramas da Obsessão] lembra que em algumas
oportunidades a alma culpada não possui condição evolutiva ou estrutura
psicológica para receber a carga de sofrimento, decorrente do erro. Nestes
casos, a lei dá-lhe um tempo de moratória para que se estruture intimamente e
possa, no futuro, responder pela falta. Registra-mos as palavras do benfeitor:
"Existem obsessores tolhidos numa reencarnação para a experiência de catequese,
quando, então, todas as facilidades para um aprendizado eficaz das leis do Amor
e da Fraternidade lhes serão apresentadas. Muitos, só mais tarde, em encarnações
posteriores, estarão em fase de reparações e resgates."
f) "Pela natureza
dos sofrimentos e vicissitudes da vida corpórea pode julgar-se a natureza das
faltas cometidas em anteriores existências." Allan Kardec comenta [LE-qst 973]:
"cada um é punido naquilo em que errou"; porque observa-se uma correspondência
íntima entre o tipo de sofrimento e o tipo de falta. André Luiz [Ação e Reação]
apresenta várias possibilidades, como mostra o quadro abaixo.
QUADRO VII -
Lei de Causa e Efeito
Falta Resgate:
Aborto - Esterilidade, doenças
genitais.
Incontinência sexual ou erros no amor
- Impotência sexual ou frigidez, decepções na vida afetiva
Ociosidade,
indolência - Desempregos, má remuneração profissional, paralisias
Calúnia ou
maledicência - Doenças das cordas vocais
Beleza física mal canalizada -
Doenças de pele
Erros cometidos no esporte e na dança - Reumatismos
diversos
Inteligência canalizada para o mal - Hidrocefalia,
oligofrenias
Suicídio - Doenças congênitas graves, acidentes mortais na
infância e adolescência
g) "A mesma falta pode determinar expiações
diversas, conforme as circunstância atenuantes ou agravantes." Dois fatores
condicionam sempre a gravidade de uma falta: a intenção e o conhecimento do
erro. Embora as faltas sejam sempre as mesmas, a responsabilidade do culpado
ante o deslize será maior ou menor em função do grau de conhecimento que ele
possui e de sua intenção ao cometê-lo. Com relação ao grau de adiantamento,
Kardec informa que as almas mais grosseiras e atrasadas são, via de regra, mais
atingidas pelos sofrimentos materiais, enquanto os Espíritos de maior
sensibilidade e cultura são mais vulneráveis aos sofrimentos morais.
h) "Não
há uma única ação meritória que se perca: todo ato meritório terá recompensa." A
Lei de Causa e Efeito não apenas pune o culpado, mas também premia a alma
vitoriosa. Denomina-se "carma positivo" aos condicionamentos sadios que o
Espírito atrai para si, em decorrência de atitudes corretas e vivência
altruística;
i) "A duração do castigo depende da melhoria do culpado. O
Espírito é sempre o árbitro da própria sorte, podendo prolongar o sofrimento
pela persistência no mal ou suavizá-la ou mesmo superá-la em função de sua
maneira de proceder." Kardec mostra que não existe condenação por tempo
determinado. O que Deus exige, por termo do sofrimento, é um melhoramento sério,
efetivo, sincero de volta ao bem;
j) "Arrependimento, expiação e reparação
constituem as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta." O
arrependimento pode dar-se por toda parte e em qualquer tempo; se for tarde,
porém, o culpado sofre por mais tempo. Mas não basta o arrependimento, embora
ele suavize os cravos da expiação. A expiação consiste nos sofrimentos físicos
ou morais que são consequentes à falta, seja na vida atual, seja na vida
espiritual após a morte, ou ainda em nova existência corporal. A reparação
consiste em fazer o bem àqueles a quem se havia feito o mal. Quem não repara os
seus erros numa existência, achar-se numa encarnação ulterior em contato com as
mesmas pessoas de modo a demonstrar reconhecimento e fazer-lhes tanto bem quanto
mal lhes tenha feito.
______________________
QUADRO VIII - Fases do
resgate do erro
1. Arrependimento
2. Expiação
3.
Reparação
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Bibliografia
1) O Livro dos
Espíritos - Allan Kardec
2) O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan
Kardec
3) O Céu e Inferno - Allan Kardec
4) Ação e Reação - André
Luiz/Chico Xavier
5) Vidas de Outrora - Eliseu Rigonatti
6) Dramas da
Obsessão - Bezerra de Menezes/Yvonne Pereira
Apostila Original: Instituto de
Difusão Espírita de Juiz de Fora - MG
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