26.9.12


Pensar com o Coração

Quantas vezes nos perguntamos sobre nós mesmos?
Quantas vezes nos inquirimos sobre o certo e o errado nas nossas vidas?
O que fazemos diante do atropelo do caminho, paramos e escutamos o nosso coração ou simplesmente agimos deliberadamente pela razão?
Estas perguntas e outras mais servem para que possamos discutir, conosco mesmo, o que fazemos com os caminhos ditados pelo coração.
O que o coração quer? O que o coração manda?
Estas perguntas são importantes porque ao taxarmos isto ou aquilo de impróprio ou indesejável, ao rejeitarmos uma alternativa qualquer porque ela foge a razão, deixamos a oportunidade de verificar o que o outro lado de nós, o lado da bondade e da compreensão, do perdão e dos sentimentos, deseja que façamos.
O coração possui mecanismos próprios de raciocínio e decisão. São caminhos diferenciados, com a sua lógica própria e que, às vezes, deixamos de ouvi-lo e depois nos queixamos por não termos utilizado ele naquele momento, porque, no íntimo, talvez fosse aquilo que mais nos agradasse a alma.
O pensar tem que ser dirigido para o bem e o bem só se alcança quando se escuta o coração.
Teimem convosco mesmo e só terá decepção e tristeza.
O pensar com o coração representa dar um passo a mais na humanidade que nos é inerente. É dizermos para nós mesmos que podemos mais do que simplesmente juntar dois mais dois e dar um resultado exato. Mas, afinal de contas, existe o exato mesmo? Ou será que o exato não seja uma fuga para deixar claro os nossos sentimentos?
Pensar com o coração é se abrir ao novo, é permitir-se dar risada de si mesmo, é escutar nossos anseios mais íntimos, é satisfazer uma parte de nós que deseja carinho e paz, ternura e amor.
Pensar com o coração é permitir Deus em nós, é estabelecer uma conexão com Deus, elevar-se a Ele e deixar que Ele conduza os nossos passos.
Quem foi que disse que o coração não pode acertar?
Quem inventou essa balela de que o coração nos desvia do foco das coisas?
Certamente foi algum infeliz com a vida, só pode ser.
Quando tomamos uma decisão com o coração nos sentimos mais tranquilos, leves, bem conosco mesmo, apesar de outros censurarem, mas o que importa é que você está bem, até porque a vida é sua, é você que vai responder por ela.
Pense nisso, meu irmão, mas pense com o coração.

Muita paz,
Helder  Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário