3.5.18

Líderes do Amanhã


Apregoa-se por aí que o destino da humanidade é fatal, que não há saída para os infortúnios que nos abate, que tudo que se faz de bom hoje cairá por terra um dia. Penso completamente diferente desses raciocínios.
Primeiramente porque sou cristão e acreditar no Cristo é acreditar no mundo com fé e esperança. Fé de que podemos fazer melhor. Fé que não há como remediar o progresso humano sobre o mal. Esperança que isso não se demore. Esperança que não tenhamos que sofrer tanto para conseguirmos erguer esse novo mundo.
Hoje, vemos um mundo em confusão. Destroços de guerras por todos os lados. Déspotas agindo de toda sorte. Direitos sendo subtraídos. Organizações do mal ganhando dinheiro e espaço. Tudo isso é fato e não podemos negar. O que é verdadeiro também é que todos nós já começamos a dar um basta nessa situação toda e erguemos, dia após dia, uma sociedade melhor para se viver.
O que vejo com meus olhos espirituais é uma grande debandada do mal da terra. O que percebo é que o bem a cada dia se agiganta, que o ser humano começa a dar passos largos e definitivos para a sua bem-aventurança.
Eu sei que alguns podem dizer que isso não existe e que se trata de otimismo de um velho padre caduco. É verdade também, meus caros, que as mudanças estão ocorrendo celeremente e elas veem de todos os lados e serão essas mudanças que tornarão o mundo melhor.
Atualmente, os grandes líderes mundiais acreditam que há pontos que não se pode mais recuar no que se refere às conquistas da humanidade. Não falo aqui de uma meia-dúzia que somente percebe o que está a um palmo de seu nariz e de seus interesses, falo de líderes consequentes e verdadeiros, conscientes das suas responsabilidades e de seus papeis.
São eles os agentes das transformações em todos os sentidos. Ao permitirem pesquisas tecnológicas de ponta conseguem vislumbrar um futuro diferente para o combate às doenças. Quando apoiam forças humanitárias é porque se preocupam com o bem-estar da humanidade e não apenas da sua gente. Quando se esforçam pela paz mundial é porque sabem que o terror e a guerra não resolvem os principais problemas da humanidade, ao contrário, excitam para que ocorram outros mais. Esses líderes transformam o mundo sutilmente.
As guerras e embates atuais irão acabar um dia. Até lá, tenhamos atenção nos movimentos perniciosos de um ou outro líder que, desavisadamente, ainda atua alimentando o ódio e a divisão. Isso já não se tolera mais.
No nosso Brasil, cheio de problemas, mas também maior em possibilidade de soluções, temos que aprender com as nossas dificuldades. Não podemos colocar a mão por cima de questões antigas que exigem uma ação de melhoria urgente. Há um preço, porém, a se pagar pelas distorções promovidas no passado.
Vamos agir!
Vamos desafiar a nós mesmos!
Que o nosso exemplo de luta contagie a tantos outros que andam por aí de cabeça baixa e achando que a vida não tem sentido.
O nosso senhor Jesus Cristo já prometeu que a nossa terra seria dos mansos e pacíficos, mas não afirmou que mansos e pacíficos eram pessoas lerdas e sem combatividade. Ele mesmo foi manso e pacífico, mas lutou até o último instante para trazer a verdade sobre a terra. Aprendamos, assim, com ele.
Avante com as mudanças desejadas e que elas se iniciem no coração de cada homem.
Helder Camara – Blog Novas Utopias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário