6.1.14


Solidariedade Urgente

“Vinde a mim todos vós que estás sobrecarregados e eu vos aliviarei”.
Que frase importante esta proferida pelo Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma frase de esperança, uma frase de amor. Sim, porque somente aquele que se coloca à disposição do outro para trazer com ele o peso de sua vida é digno de se denominar que ama.
Meus queridos irmãos, o que fazemos quando encontramos alguém com demasiado peso na vida para carregar?
Ficamos de braços cruzados ou tentamos auxiliar dentro das nossas possibilidades?
Ficamos apenas a observar ou chegamos junto para nos colocar ao seu dispor no que estiver ao nosso alcance?
Quanto é importante para quem passa por um problema, por uma dificuldade qualquer, saber que tem alguém ali para contar. Muita gente quer apenas alguém do seu lado para saber o que está acontecendo, mais nada, e assim mesmo não se encontra alguém.
Ser solidário é dividir a carga do problema com o outro, por mínima que seja. Isto vai proporcionar grande alívio para o outro porque somente sabe o peso da carga quem a carrega. Tornar mais leve a vida do outro isto é solidariedade. Cristo se mostrou solidário para o mundo, colocou-se à disposição para dividir os problemas de toda a humanidade e por que você não faz o mesmo?
- Ah, Dom Helder, eu sou tão pequeno, não tenho como ajudar alguém.
Tem sim, tenho absoluta certeza que toda e qualquer pessoa tem condição de colaborar no problema de outra pessoa, porque quando não há recursos às mãos, há o poder da fé manifestado numa oração sincera e vinda do coração. Você não imagina a força que tem uma oração sentida, o quanto ela move “montanhas” em favor de quem se pede.
Você sempre poderá fazer algo por alguém. Pense nisso e coloque-se sempre a serviço. O que não pode acontecer é a indiferença. Aliás, o nosso Papa Francisco em suas homilias faz questão de lembrar para todos o pecado da indiferença. Alerta que vivemo-la em escala planetária quando diz “cuidado com a globalização da indiferença”.
A indiferença é não ter a sensibilidade de sentir a dor do outro. É estar alheio ao sofrimento de um irmão de caminho. É cuidar apenas de si e não olhar para a situação de mais ninguém. É estar frio à queixa do outro. É, numa palavra, ser um antifraterno.
Quando Jesus pregou que deveríamos aliviar a carga do irmão é porque sabia o quanto isto era importante na trajetória da vida. Ele mesmo se deu como exemplo. Lembra-se de sua ida ao calvário quando um Sirineu dividiu com Ele o peso da cruz? Nem o próprio Nosso Senhor recusou ajuda e permitiu para nos mostrar o quão útil e necessária é a solidariedade humana.
É por esta razão que vivemos em sociedade, para ajudarmo-nos uns aos outros, para cooperar, para sermos solidários, sobretudo aquele que mais tem com aquele que menos tem. Viver em Jesus é viver permanentemente em solidariedade.
Quando o mundo aprender de verdade o que representa a solidariedade, o compartilhamento da dor do outro em si, teremos o apaziguar das diferenças, o amainar dos sofrimentos, a diminuição das desigualdades.
O Cristo fez a sua parte e deseja que todos nós aprendamos com seus gestos largos.
Seja solidário em 2014 e em toda a sua vida.
Um abraço,
Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário