28.8.13

Questão 221 do Livro dos Espíritos
 LEMBRANÇAS RETROSPECTIVAS
 Sim, o homem primitivo tem lembranças retrospectivas das leis naturais e da verdadeira vida, que cintila em todo o universo. O espírito, antes de tomar um corpo humano, entra em aprendizado intensivo ou, como queiramos dizer, na teoria de todas as leis universais, de modo que o conhecimento fica gravado, por leis ainda desconhecidas pelos encarnados, na consciência profunda, de sorte a dormir dentro de si para, quando preciso, despertar com todo fulgor na mente ativa. Isso se faz na gradação que se imprime à necessidade de progredir.
 A consciência é um engenhoso mecanismo espiritual, de forma que a vida mostra uma lucidez nos trabalhos que realiza. As lembranças são frutos das experiências teóricas, levando, a cada dia que passa, o candidato à realização do aprendizado. A vivência vem depois, com a maturidade da alma. É neste sentido que todas as raças mais ou menos primitivas se dispuseram a ritos inúmeros, mas todos com fundamentos na vida futura.

 Para que possamos interpretar a verdade como ela é, é preciso mais vivência de corpo a corpo, ajuntando experiências dos mais velhos, na forja do tempo e do espaço. Deus é deus de bondade e de amor, que sempre envia, ao meio de raças primitivas, espíritos de alta iluminação, vestindo corpos rudes, mas com a alma vibrando em planos de alta compreensão. Em tempos passados, foram os profetas guias de muitos povos, anunciando a verdade para que ela pudesse libertá-los de preconceitos carcomidos e inúteis à elevação das almas, no nível espiritual em que se encontravam.
 Mesmo o homem de mais evolução tem, de vez em quando, recordações do passado, e essas o levam a procurar preceitos compatíveis com as suas necessidades. Por esta razão, a Doutrina dos Espíritos não precisa violentar consciências, visto que cada qual se encontra no lugar certo, e a maturidade o guia pelos caminhos que a necessidade requer. Sempre estimulamos a todos para orar e aprender a orar porque, na meditação com Jesus, vamos escolhendo, por recordação, no silêncio do mundo interno, as trilhas da verdade, e descobrindo as leis naturais que nos sustentam a vida, que guiam os sábios e são obedecidas pelos santos. Por sua vez o ignorante igualmente responde pela sua ignorância, mesmo que suas faltas tenham atenuantes, as leis se encontram escritas no livro divino da consciência de cada um, livro esse que se encontra sempre aberto, a desprender avisos para o coração, na fulgência dos sentimentos.
 Deus está sempre presente em todas as criaturas, desde o mais rude espírito nas selvas, até os grandes sábios da chamada civilização humana. Está presente desde o átomo ao anjo, distribuindo o Seu amor em todas as direções.
 A Doutrina dos Espíritos, que nos afirma que a vida continua e que ninguém morre, é tão antiga quanto o universo, por ser baseada nas leis formuladas por Deus. Jesus Cristo mostrou a todos, principalmente aos seus seguidores, que a morte é vida. Anunciou que retomaria depois do Calvário e cumpriu a promessa, selando, assim, a esperança com a verdade, e dando alegria a toda a humanidade.
 Se porventura surgirem em nossa mente lembranças do passado, procuremos interpretar o aviso e melhorar a nossa conduta, porque o objetivo de quem acompanha Jesus Cristo é a pureza dos sentimentos, e o aprendizado do amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, com todo o esplendor.

Livro: Filosofia Espírita V - João Nunes Maia - Miramez

Nenhum comentário:

Postar um comentário