14.8.12


  Mudança
 As mudanças são inevitáveis. Não há como fugir a elas. Tem gente que tem medo de mudança, corre dela, mas não tem jeito, cedo ou trade ela chega para ficar. Quem dera pudessem todos viver sob as benesses da ordem das mudanças em suas vidas. Teriam menos impacto porque elas já seriam bem-vindas, esperadas até. Tudo que faço, submeto à vontade de Deus porque sei que é Ele que sabe direcionar melhor para onde as coisas devam ir, portanto, estou sujeito à mudança maior, a mudança divina na minha vida.
 Por que temer a mudança?
 A mudança, meus irmãos, é colírio para os nossos olhos, representa oportunidade de ouro de renovação. Quem sempre está aberto às mudanças terá mais condições de adaptação do que outros que resistem a ela.
 A mudança sendo inevitável deveria ser, assim, uma rotina e não uma anormalidade. Os homens, porém, pensam que podem controlar todas as coisas e fazem de um tudo para que a mudança não chegue. Deveriam sim é estar abertos a ela e quando ela chegasse fosse reverenciada. Mudança significa crescimento, discernimento para melhor, atitude de renovação mental e interior.
 Quando vejo alguém resistente à mudança, tenho pena. Tenho pena porque vai sofrer, como vai sofrer. Quanto mais se agarra ao passado ou as coisas atuais, mais receberá o impacto da mudança. Se todos perceberem não há nada que fique no mesmo lugar o tempo todo e não me venham falar do poste, este também, com o tempo, tem que renovar a sua lâmpada que queima.
 Penso que as mudanças representam a grande ascensão do ser humano a Deus, pois a mudança, em sua essência, traz o gérmen divino da evolução. Não falo, logicamente, em qualquer mudança, falo das mudanças de progresso, do bem da humanidade e do bem individual. Às vezes, imaginamos que aquilo vai ser terrível, mas o tempo vai passando, vamos nos acostumando e, de repente, já nem lembrávamos como era antes.
 Aos tempos novos que seguirão, a flexibilidade à mudança será fundamental porque com o agito das coisas nada ficará no lugar por muito tempo, ao contrário, tudo se agigantará de renovações e até se chegar a um denominador comum, um caminho convergente, vai se demorar.
 Fico a pensar o que seria da vida se não fossem as mudanças, que graça teria? Bendita a mudança que chega, bendita a mudança que vai para dar lugar a outra mudança.
 Aos amigos de ontem, abracem a mudança.
 Aos amigos de hoje, que sejamos agentes ativos dela no existir.
 Obrigado, Pai, por assim entender a vida, pois tudo fica infinitamente mais fácil.
 Um abraço carinhoso do Dom.

 
Helder Câmara por Carlos Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário