24.8.12


Miséria Moral
  A paz de Deus está em todos os lugares, mesmo nos lugares mais sombrios ali podemos encontrá-la. É que Deus é onipresente e, portanto, pode estar onde quer que seja, Ele é maior do que as situações.
  Por que lembro sobre esta verdade? É porque muitos acham que não devem ir aos lugares insalubres, indesejados, infectos. Ora, são nestes lugares que Deus reclama a nossa presença porque ali Ele está, temporariamente, em esquecimento, e é ali, portanto, que devemos resgatar a Sua presença grandiosa.
  Quando Jesus foi a todos os lugares estava obedecendo à vontade de Deus e o recriminaram por causa disso. Foi à casa de um cobrador de impostos, aceitou ser beijado por uma meretriz, fez tudo que estava ao seu alcance para ajudar os mais oprimidos e que estavam na miséria moral. Disse mais: “eu vim para os que estão doentes, pois os sãos não necessitam de médico”.
  Que mensagem maravilhosa, não? Ele veio para os enfermos do corpo e da alma. Veio para todos, portanto, em última análise.
  Quando vejo alguém que segue ao Cristo se indispor a servir ao próximo mais necessitado porque ele vive atualmente num antro de corrupção moral ou coisa que o valha, fico pensando se ele, de fato, leu e entendeu as escrituras sagradas. Há gente que pensa que não deve se misturar, interpretam o Evangelho de acordo com as suas convicções e não como ele realmente é.
  Tratar os estropiados, os relegados pela sorte, os excluídos, os sem terra, os despossuídos, todos os que estejam, infelizmente, na sarjeta da vida é obrigação de todos aqueles que se dizem cristãos. Cristãos não apenas na denominação religiosa, mas no exercício da fé.
  Meus caríssimos irmãos, tentem ver o que podem fazer diante da miséria moral que assola a humanidade e não precisa ir muito longe. Comecem por vocês mesmos. Examinem-se e se perguntem: o que poderia fazer diferente do que faço hoje? Você vai ter enorme surpresa porque antes de ver a desgraça do próximo pode ser que encontre um vexame em si mesmo.
  Não adianta falar da moral da humanidade se ainda temos incrustado em nossas mentes e corações os germens do pecado. Não importa conclamar o bem de todos se ainda temos mácula no coração.
 Jesus veio para todos porque, no fundo, todos nós somos carentes de sua misericórdia.
 Que Deus nos abençoe,
  Helder Camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário