27.1.19

Decepção e Esperança


A perda da esperança é algo muito sério. As pessoas normalmente acreditam em algo e colocam as suas vidas naquilo que desejam acreditar. É a vida de alguém completamente dedicada a uma causa ou a outra pessoa. Isto é muito sério porque um desastre pode acontecer a qualquer momento, caso as esperanças depositadas não sejam atendidas.
O caso da política, por exemplo, reflete essa verdade numa dimensão muito evidente porque envolve muitas pessoas ao mesmo tempo, às vezes milhões de pessoas. Imagine o que seja uma comunidade inteira ou até mesmo um País sentir-se enganado, usurpado, traído. É muito triste uma decepção.
A esperança movimenta o ser humano. Dá forças a ele para avançar no progresso. Agiganta o entusiasmo, traz vida aos dias. É um mobilizador de atitudes renovadoras. Pois bem, do mesmo jeito que leva para a frente também pode recuar sobejamente. E o pior: pode carregar consigo a revolta com a desilusão e acreditar que todos são iguais. Não é bem assim.
Em primeiro lugar, a esperança se renova sempre senão não seria esperança. Depois, ela não pode estar condicionada a algo exterior, mas ao seu ânimo de fazer algo acontecer. Os outros podem servir de ponto de apoio, mas jamais como responsáveis desse impulso.
Dedicar uma vida a uma causa, já disse anteriormente, rejuvenesce e proporciona ter uma razão para viver. É muito saudável e absolutamente necessário termos uma motivação para existir, mas tenhamos o devido cuidado para não ancorarmos a nossa vida naquilo que não possuímos controle. Algo, portanto, exterior a nós, fora do domínio das nossas mãos, pode levar tudo a perder se o objeto da nossa esperança eventualmente falhar.
Eu deposito esperança em mim, na fé que me move, no Deus que me criou, em Jesus que é meu guia. Claro que acredito nas pessoas e confio nelas. A vida é feita de apostas e entregas. Eu, no entanto, sei que elas podem não me corresponder as expectativas e acharei isto muito normal e não me causará desespero por causa disso. O outro pode falhar naquilo que eu esperava como também eu posso frustrar uma expectativa que tenham de mim. É absolutamente natural este fenômeno.
O que pensar, porém, de alguém que aposta todas as suas fichas em algo ou alguém e, de repente, se percebe só?
Imediatamente vem a minha mente o desejo de ajudar essa pessoa, tentar tirá-la da armadilha que ela mesma criou para si. É duro, mas ela terá que aprender com seus erros. E não mais repeti-los, esse é o ganho da experiência. Mas jamais deixar de acreditar em alguém.
Esperança é isso e muito mais. Esperançar e não esperar. Eis o que deve ser entendido e, por essa razão, é tão mal vivido.
Esperança na sua vida, meu irmão, hoje e sempre!
Helder Camara – Blog Novas Utopias

Nenhum comentário:

Postar um comentário