15.7.13


PERSONALISMO – OUTRA VEZ!

Em minha pobre opinião, o problema do personalismo espírita somente é superado pela grave questão do elitismo.
Todavia, nesta semana, focarei, outra vez, a questão do personalismo, que, infelizmente, parece estar grassando entre nós de maneira assustadora.
Vejamos algumas falas, que, aqui e ali, facilmente poderemos anotar por sua sintomatologia:
- Ninguém entende mais de Doutrina do que eu, pois, há anos sou estudioso do assunto... (Será que, pelo menos, tem colocado em prática um pouco do muito que diz saber?).
- Especializei-me no conhecimento do passe... Tenho dado vários cursos a respeito!... (É provável que, em nenhuma Casa Espírita, quem assim o diz trabalhe na transmissão do passe).
- O meu tema é sexo... Tenho me aprofundado nele, inclusive estudado Psicologia! Precisamos quebrar tabus... (Em termos de sexualidade, estes “donos da verdade”, quase sempre, são héteros ou homossexuais tendenciosos).
- Mediunidade é algo muito complexo... Escrevo artigos e livros a respeito, e faço conferências!... (Talvez, no entanto, nunca tenha frequentado uma reunião mediúnica, e, na prática, sequer saiba o que seja “incorporar” espíritos sofredores).
- Sobre caridade, eu tenho uma ideia completamente diferente... Nada de assistencialismo!... (Nada de assistencialismo, e nada de assistência também – só conversa!).
- O Espiritismo precisa ser científico... Carecemos de estudar “O Livro dos Espíritos” e “A Gênese”!... (Sou capaz de apostar que, do começo ao fim, nunca estudou a nenhum destes dois livros! Para impressionar o “eleitorado”, quer mostrar ares de intelectual na tribuna...).
- Aqui no nosso Centro procuramos inovar... (Todavia, a renovação íntima está fora de pauta! Tal dirigente costuma ser mais grosso que corda de amarrar navio...).
- Os meus Guias me têm dito... (Os Guias dos médiuns só podem dizer o que eles sabem, e, na maioria das vezes, trata-se de opinião isolada – existem muitos Guias precisando ser guiados!.
- Convivi com Chico Xavier! Foi ele quem me orientou... (Quase sempre, isto não é verdade! O que se anda, indevidamente, usando o nome do Chico por aí é uma grandeza!).
- Sou espírita de berço, e, portanto, falo de cátedra... (Nenhum espírita, nem mesmo o de berço, está habilitado a falar de cátedra!).
- O meu Centro Espírita é filiado... E o seu, é?! (Sim, o “meu” Centro Espírita, graças a Deus, é filiado a Jesus Cristo! E o seu, é?!).
- A educação de filhos é um problema... Muitos espíritas que conheço têm falhado neste quesito!... (Este sequer lida com crianças na Evangelização Infantil – e quer ensinar aos pais como educar os seus filhos! Deveria, pelo menos, ser mais humilde, e não falar apontando o dedo em riste para os pais na plateia!).
- O meu currículo espírita inclui viagens ao Exterior... (Humm! E pelo interior do Brasil, falando nas Casas Espíritas mais pobres, inclui?!).
- Eu pertenço a tal “Associação”... (Ah, o Chico dizia que também pertencia a uma “AME” – à “Associação dos Mendigos Espíritas”!).
- Sou um ferrenho defensor da pureza doutrinária... (Eu fico com Jesus, que não lavava as mãos para comer... Pureza por pureza, meu irmão, eu fico com a minha sujeira que é capaz de ser mais limpa!).
- Nós fazemos um trabalho, que, da maneira que a gente faz, me parece ser o único... Queremos implantá-lo em vários lugares!... (Ora, pára com isto! Como diz um amigo meu, antes ouvir isto do que ser surdo!).
Se você escutou, nos últimos tempos, alguma coisa semelhante por aí, deve ser mera coincidência. Talvez, eu esteja exagerando, não é?!...
INÁCIO FERREIRA 
Uberaba – MG, 15 de junho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário